“Joaninha News” entrevista secretária da Educação em projeto que incentiva leitura da comunidade escolar

Notícias Projetos Projetos e Programas Últimas Noticias

Trajados com blazer, portando crachás e preparados com bloquinhos de anotações, os alunos da EM Prof.ª Joana Alves dos Reis, no bairro do Canto do Mar, Costa Norte do Município, entrevistaram a secretária da educação, Marta Braz, para mais uma edição do projeto – O Jornal Como Portador Textual – da “Joaninha News”, nesta quinta-feira (23).

“Foi uma experiência muito gratificante ter recebido nossos alunos e quem sabe futuro jornalistas do nosso município. Projetos como esse são fundamentais para incentivar a leitura, além de despertar em nossos estudantes curiosidades sobre as profissões que são desempenhadas em nosso cotidiano. Estou muito orgulhosa de participar de mais uma edição do jornal”, ressaltou a gestora.

Na ocasião, o grupo formado pelos repórteres e estudantes, Giovanna Paola, Victor Gabriel, Ana Clara Silva Rodrigues e Marcelly Vitória dos Santos Brito, realizaram um tour por todos os departamentos da SEDUC, onde puderam conhecer de perto a rotina de trabalho e o Centro de Mídias, pioneiro na região.

Em sua quinta edição, o projeto tem como objetivo despertar o interesse pela leitura, por meio das atividades desenvolvidas pelos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, que é supervisionado pela professora Julia Helena Brock.

Ao todo, mais de 100 alunos participam da construção do jornal que terá uma tiragem de 500 exemplares e será distribuído na unidade escolar.

Outra meta da iniciativa é ampliar o vocabulário, desenvolver as habilidades de interpretação de texto, além de proporcionar a capacidade de pensamento crítico e consciente.

Dentro das editorias do impresso, os alunos trabalham com a divulgação de informações institucionais, educacionais e a divulgação de calendário de eventos escolares e comunitários.

Vale ressaltar que os trabalhos também preparam os estudantes para um melhor aproveitamento no trabalho em grupo; desenvoltura na capacidade de pesquisa e tratamento das informações; capacidade de elaborar uma produção coerente e significativa, com a integração dos diferentes gêneros textuais presentes no jornal impresso.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos da EM Prof.ª Joana Alves dos Reis, em visitação na sede da SEDUC. Na ocasião, os alunos entrevistaram a secretária da pasta, Marta Braz.