ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – DICAS NA ORGANIZAÇÃO DOS ALIMENTOS EM CASA.

1ª Etapa 1º Ano 2ª Etapa 2º Ano 3º Ano 4º Ano 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Educação Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais Maternal II Merenda Escolar

As Nutricionistas da Secretaria da Educação prepararam algumas dicas que podem colaborar com todas as famílias nesse momento de distanciamento social.

DICA 1 : COMO ORGANIZAR A GELADEIRA?

Para conservar os alimentos de maneira confiável, sem que haja possibilidade de contaminação, é importante sempre mantê-los em uma temperatura adequada. Todo refrigerador ou freezer possui um termômetro onde é possível regular a temperatura do equipamento. Essa temperatura deve ser observada e mantida regularmente.  Para geladeiras, a temperatura deve estar abaixo de 5 graus e para freezer acima de 12 graus negativos. Os equipamentos não devem estar sobrecarregados de produtos e as prateleiras não podem ser forradas pôr panos ou papeis, a fim de não atrapalhar a circulação do ar frio.

CONHECENDO A GELADEIRA…

  • Certifique-se que as portas da geladeira e freezer, ou as portas dos compartimentos do freezer estão bem vedadas, fechando-as com um pedaço de papel. Se conseguir puxar o papel, troque a vedação.
  • Nunca guarde alimentos dentro da panela na geladeira ou freezer.
  • Não guarde catchup, mostarda, maionese e molho inglês na porta da geladeira. A refrigeração na porta – principalmente em modelos antigos – é menor, o que pode diminuir a validade dos alimentos.
  • No momento em que for colocar os alimentos na geladeira, deixe aqueles prontos para consumo nas prateleiras superiores. Utilize as prateleiras do meio para os produtos semipreparados e as inferiores para os mantimentos crus ou não higienizados.
  • Importante: Sempre olhar a data de validade dos alimentos armazenados

DICA 2: COMO HIGIENIZAR OS ALIMENTOS

Segundo o médico infectologista Dr. Jacyr Pasternak “o melhor meio de evitar contaminações na cozinha é a lavagem correta das mãos antes de manusear qualquer alimento”. Outra importante forma de cuidar dos alimentos é deixá-los na temperatura certa.  

CUIDADOS GERAIS

Mural de Parede Red apple icon • Pixers® - Vivemos para mudarUtilizar sempre que possível água filtrada ou fervida para preparar os alimentos:

Mural de Parede Red apple icon • Pixers® - Vivemos para mudarManteha os alimentos e/ou preparações fora do alcance de insetos e animais. Tampe-os. Não utilize alimentos que tenham caído no chão e não possam ser lavados, como: pão, farinhas, etc.

Mural de Parede Red apple icon • Pixers® - Vivemos para mudarEvite contato entre alimentos crus e cozidos.

Mural de Parede Red apple icon • Pixers® - Vivemos para mudarNão reaproveitar restos de alimentos que já foram servidos.

COMO HIGIENIZAR CERTOS ALIMENTOS

DICA 3: INFORMAÇÕES NUTRITIVAS DOS ALIMENTOS

DICA 4 : LIVROS E VIDEOS SOBRE ALIMENTAÇÃO

Em deliciosos versos, os alimentos contam as vantagens nutritivas de se comer, verduras, frutas e legumes.

PUBLICO ALVO: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais

Após plantar um rabanete e cuidar para que ele bem se desenvolva, o avô tem uma surpresa: a planta cresce tanto que é impossível desenterrá-lo. Pede ajuda para a avó e nada. Chama a neta e nada. O cachorro vem socorrer e nada. “Puxa que puxa” e o rabanete nem sai do lugar. Muito divertido este “puxa que puxa” que se repete ao longo de toda a narrativa. Imagine só, na hora de tirar a camiseta do bebê. Ou então as meias. Puxa que puxa e… aí, como amo essa história!

Público Alvo: Creche e Educação Infantil

É uma história em verso muito divertida sobre a importância dos legumes na alimentação das crianças. Apesar das insistências da mãe, Joãozinho recusava-se a comer a sopa. Então, um dia, quando ele olhava tristemente para o prato, um nabo, uma cenoura e uma couve verdinha resolvem falar-lhe da importância de comer legumes para crescer de uma forma saudável. Imagine-se o espanto da mãe, quando, passado algum tempo, o Joãozinho lhe entrega o prato vazio e lhe pede mais sopa!

DE ONDE VEM O ACÚCAR?

DE ONDE VEM O LEITE?

DE ONDE VEM O SAL?

DESENHO: “QUERO ÁGUA”

DESENHO: “FOME SIM, GULA NÃO”