Prefeitura intensifica trilha formativa para elaboração e implementação do Plano Municipal de Primeira Infância

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realizou, de forma online, mais um encontro da 3ª Trilha Formativa para elaboração, monitoramento e implementação do Plano Municipal de Primeira Infância (PMPI) – do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) – em parceria com a Avante-Educação e Mobilização Social e Petrobras, na última terça- feira (21).

O Projeto Primeira Infância Cidadã-PIC é uma realização da Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião com a Petrobras.

Durante o compromisso, foram promovidas reflexões sobre conceitos, dimensão política e técnica do PMPI, e sua importância para a política de atendimento dos direitos da criança pequena no município.

Foram abordados também aspectos como o diagnóstico da situação da Primeira Infância, participação social, políticas e ações intersetoriais, além de elementos necessários para o processo de elaboração e revisão do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

Vale ressaltar que os participantes se aperfeiçoam sobre conceitos básicos, condições e desafios que o município pode enfrentar no processo produção, o que permitirá no futuro, a elaboração e revisão do PMPI.

Com ampla participação, as atividades possibilitam ainda a troca de experiências e a socialização de conhecimentos entre os participantes, sempre com o intuito de prepará-los para integrarem e fortalecerem as Comissões Intersetoriais responsáveis pelo futuro plano.

A trilha oferece 42 vagas destinadas para funcionários que atuam diretamente com a 1ª infância nas áreas de educação, saúde, assistência social, legislativo, judiciário, secretarias interessadas e sociedade civil organizada.

Próximos encontros e temas

– 28/06 Encontro 2 – online: Intersetorialidade e participação social como princípio;

– 26/07 Encontro 3 – online: Ideias para a elaboração do PMPI;

– 02/08 Encontro 4 – presencial: Diagnóstico situacional da primeira infância;

– 09/08 Encontro 5 – online ou presencial: Participação das crianças na elaboração de políticas;

– 16/08 Encontro 6 – presencial: Escuta de crianças;

– 23/08 Encontro 7 – online: Formação da Comissão e Planejamento do PMPI;

– 30/08 Encontro 8 – presencial: Redação, aprovação e monitoramento do PMPI;

Dia 13/09 Encontro 9 – presencial: Recursos financeiros;

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra reunião online realizada na última terça-feira (23) da 3ª Trilha Formativa para elaboração, monitoramento e implementação do Plano Municipal de Primeira Infância (PMPI). Fim da descrição.