Unidades de Educação Infantil de São Sebastião aplicam método de educação transformadora Reggio Emília

Baseadas no método Reggio Emília, as unidades de Educação Infantil de São Sebastião estão proporcionando uma educação transformadora aos seus alunos, ao permitir que eles sejam os protagonistas de seu próprio conhecimento.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e da associação RedSolare, no início de março, promoveu uma formação online sobre o modelo educacional a professores e gestores da rede municipal de ensino, que os capacitou a aplicar o método Reggio Emília em sala de aula.

A professora Júlia Malta, da Creche Municipal Gabriel Teixeira Almeida Lobo, de Maresias, já adota o método em sua abordagem pedagógica e colocou em prática os conceitos com seus alunos de 2 a 3 anos. O resultado foi uma aula dinâmica, com muitas experiências sensoriais, descobertas e criatividade. Durante a aula, as crianças tiveram contato com materiais diferentes e ampliaram sua percepção sensorial, dentro de um ambiente estruturado de forma educativa e lúdica.

“Essa abordagem pedagógica foi a escolhida para ser aplicada nas nossas escolas de educação infantil a partir de 2022. Por um lado, esse método permite aos professores aprimorarem as competências sociais, cognitivas e afetivas dos alunos; por outro, as crianças constroem sua jornada educacional baseada em suas próprias descobertas”, explica Marta Braz, secretária da Educação.

Educação Transformadora

O método Reggio Emília foi desenvolvido pelo pedagogo Loris Malaguzzi, com base em preceitos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey e Maria Montessori, sendo um método vastamente utilizado em Educação Infantil.

Tem como objetivo estimular no aluno a sua autonomia e fortalecer seu vínculo com a aprendizagem, o que engrandece sua jornada educacional, transformando-o em um cidadão mais crítico e atuante em seu meio social.

A RedSOLARE, associação de instituições e pessoas sem fins lucrativos, é uma rede de articulação e difusão das ideias da prática educativa de Reggio Emilia.

#PraTodosVerem: fotos das atividades baseadas no método Reggio Emília, realizadas na Creche Municipal Gabriel Teixeira Almeida Lobo, de Maresias. Fim da descrição.