São Sebastião retoma aulas presenciais na rede municipal com até 50% da capacidade de alunos nesta segunda-feira (2)

Sem aulas presenciais desde 16 de março de 2020 por causa da pandemia da Covid-19, as 67 unidades escolares da rede municipal de São Sebastião voltaram a receber alunos nesta segunda-feira (2). A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), organizou o retorno de modo gradual para atender os mais de 15 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A retomada do ensino presencial acontece, inicialmente, com até 50% da capacidade de acolhimento das unidades de ensino. As crianças das creches serão atendidas todos os dias, em turno reduzido de quatro horas. Já os alunos das escolas terão aulas com revezamento semanal. Para Roberta da Silva, mãe da Raiane, aluna do 8º ano da EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, o retorno era muito esperado. “Estávamos muito ansiosas pela volta às aulas. Eu vi que a escola está fazendo tudo certinho para cuidar das crianças e agora é torcer para correr tudo bem”, comentou.

Na semana anterior ao retorno, as unidades escolares realizaram reuniões de pais e acolhimento de professores, para orientação e esclarecimentos sobre os procedimentos adotados na nova rotina. “A nossa escola se preparou muito para esse dia. É muito bom poder ver nossos alunos de volta à sala de aula. Eles estão seguindo tudo direitinho, usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento. A Secretaria nos preparou muito bem, por isso, eu acredito muito que juntos vamos conseguir”, destacou Laís Moliterno, professora de Artes da EM Prof.ª Joana Alves dos Reis, do Canto do Mar.

A participação nas atividades presenciais será opcional, ou seja, a critério dos pais ou responsáveis dos alunos, ou, dos maiores de 18 anos. Os que não retornarem às aulas de forma presencial poderão permanecer no ensino remoto, mediado por materiais impressos oferecidos pela Educação.

Segundo levantamento da SEDUC, cerca de 80% dos estudantes devem retornar, respeitando todas as medidas de segurança e protocolos de prevenção contra o coronavírus, como uso de máscara, álcool em gel, medição de temperatura, higienização das mãos e distanciamento mínimo de um metro entre os estudantes na sala de aula. A Prefeitura também realizou a capacitação sobre protocolos sanitários com as equipes de alimentação escolar e serviços de limpeza.

Imunização contra Covid-19

No município, o primeiro do Litoral Norte a iniciar a imunização dos profissionais da educação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), vacinou mais de 85% dos profissionais vinculados à Secretaria da Educação (SEDUC), com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. Até o momento, a cidade já vacinou 1.532 trabalhadores das redes estadual, municipal e particular, sendo 1.425 com as duas doses.