Projeto Formação Continuada

Projetos Projetos e Programas

1. TEMA

 “ Formação em Foco! ”

2. JUSTIFICATIVA

A Secretaria da Educação está priorizando, entre suas ações, a formação dos gestores, coordenadores e educadores que atuam nas escolas porque acredita que a esperada requalificação da escola pública depende essencialmente de profissionais bem preparados intelectuais, emocional e afetivamente. O Programa de Formação Continuada tem como finalidade aliar o trabalho de fundamentação teórica com as vivências efetivas dos educadores que atuam nas escolas. 

Para tanto, o Programa de Formação Continuada será articulado ao Projeto Político Pedagógico da Secretaria da Educação e o Projeto Político da Unidade Escolar com o foco na ação e reflexão das práticas escolares.

3. OBJETIVO GERAL

Contribuir para a formação de todos envolvidos no ambiente escolar de modo que possa contribuir nos avanços da qualidade de educação do município.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ampliar o repertório teórico e prático dos gestores, coordenadores, educadores e monitores da Rede Municipal;

• Desenvolver a reflexão da ação nas práticas escolares no cotidiano escolar;

• Contribuir para que a equipe escolar desenvolva uma visão de análise dos acontecimentos sociais com o intuito de ultrapassar a visão compartimentada da atividade escolar, ou seja, desenvolver a visão sistêmica no dia a dia da Escola. 

4. ESTRATÉGIAS 

• Formação Continuada ao longo do ano;

• Garantir que o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo e Individual seja destinado ao planejamento, formação e reflexão sobre os conteúdos curriculares, projetos e propostas metodológicas que promovam a aprendizagem efetiva dos estudantes;

• Realizar cinco encontros de Formação para toda a Rede Municipal de Ensino com palestrantes convidado a combinar.

 5. PARCERIAS

• Secretaria da Educação 

• Secretaria Estadual de Educação

• MEC – Ministério da Educação

6. PÚBLICO ALVO

Todos os diretores, coordenadores, educadores e monitores da Rede Municipal de São Sebastião.

7. RECURSOS UTILIZADOS

Recursos humanos e materiais necessários para a execução do    Projeto.

8. RECURSOS HUMANOS

Equipe Pedagógica da Escola;

Equipe Administrativa da Escola;

Secretaria da Educação

9. AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada a partir do alcance ou não dos objetivos deste projeto, sob o olhar da equipe da Secretaria da Educação, da equipe gestora e docentes, baseada na gestão democrática onde haverá a participação de todos que fazem parte do contexto escolar.

 


 #formacao  #conhecimento  #educa #capacitacao  #educacao  #escola  #capacita  #professor  #professora  #pedagogia #professores  #teacher #brasil #ensino