Projeto PNAIC

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PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO PELA IDADE CERTA  2018

“COMPROMISSO DE TODOS POR UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE”

1. JUSTIFICATIVA

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação com o objetivo de garantir a alfabetização plena a todas as crianças até oito anos de idade, assinou com o governo federal o desafio colocado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), acordo implantado desde 2012 e que no ano de 2017 foi incluído o segmento da Educação Infantil. Esta formação vem para todos os professores envolvidos na Educação Infantil e das séries iniciais até 3º ano do Ensino Fundamental I para que possam promover um trabalho de construção das linguagens oral e escrita que possibilitará às crianças estabelecerem relações no seu cotidiano, ações voltadas à alfabetização e ao letramento relacionado à língua materna e linguagem matemática.

2. OBJETIVO

– Assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental e, tendo em vista alcançar tal diretriz, oferecer programas de formação continuada aos alfabetizadores;

– Promover a formação de coordenadores e professores da Educação Infantil para que desenvolvam um trabalho de construção das linguagens oral e escrita que possibilite às crianças estabelecer relações no seu cotidiano;

– Propiciar um trabalho para os coordenadores e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I de construção das linguagens oral e escrita e ações voltadas à alfabetização e ao letramento relacionado à língua materna e linguagem matemática.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Promover o diálogo formativo sobre a função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil;

– Aprofundar a compreensão sobre os documentos curriculares nacionais que norteiam a Educação Infantil;

– Explorar a oralidade, escrita e matemática na Educação Infantil;

– Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem da criança em relação às linguagens oral e escrita na Educação Infantil;

– Dialogar sobre as potencialidades dos materiais didáticos, ampliando o repertório dos professores para fazer uso dos mesmos;

– Elaborar uma avaliação diagnóstica das crianças de oito anos, para identificar os pontos de defasagem e traçar metas para desenvolver esse conteúdo em sala de aula;

–  Planejar, em parceria com os coordenadores e  professores alfabetizadores, práticas de ensino centradas nos conteúdos de números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informação;

–  Planejar, em parceria com os coordenadores e  professores alfabetizadores, práticas de ensino voltadas para o desenvolvimento da oralidade, procedimentos de leitura e produção de textos na perspectiva do letramento;

4. PÚBLICO ALVO

Coordenadores, Professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental I.

5. GESTORES DAS UNIDADES ESCOLARES

Os gestores das Unidades Escolares terão papel fundamental para o sucesso do projeto, que será: 

– Apropriar-se do projeto, trabalhando em parceria com os coordenadores e professores;

– Divulgar o projeto na unidade escolar para os pais, demais professores e alunos;

– Incentivar e dar todo o respaldo necessário aos professores para a aplicação e o sucesso do projeto;

6. METODOLOGIA

– 64 horas Formação Presencial;

– 20 horas formação em serviço;

– 16 horas formação Moodle.

7. CRONOGRAMA ( sujeito a alteração)

Conteúdo Programático – Educação Infantil 2018 – encontros presenciais

1º Encontro 26/02/2018 Caderno 1 – Ser docente na educação infantil: entre o
ensinar e o aprender
27/02/2018 Caderno 2- Ser criança na educação infantil: infância e
linguagem
 
2º Encontro 26/03/2018 Caderno 3 – Linguagem oral e linguagem escrita na
educação infantil: práticas e interações
27/03/2018  Caderno 4 – Bebês como leitores e autores  
3º Encontro 19/04/2018  Caderno 5 – Crianças como leitores e autores
20/04/2018  Caderno 6 – Currículo e linguagem na educação infantil  
4º Encontro 17/05/2017 Caderno 7 – Livros infantis: acervos, espaços e mediações
18/05/2018 Caderno 8 – Diálogo com as famílias: a leitura dentro e fora
da escola.
 

Conteúdo Programático – Anos Iniciais 2018 – encontros presenciais

1º Encontro 26/02/2018 Desenvolvimento da Oralidade.
27/02/2018 Números e Operações  
2º Encontro 26/03/2018 Procedimentos de Leitura.
27/03/2018 Grandezas e Medidas  
3º Encontro 19/04/2018 Produção de Textos.
20/04/2018 Espaço e Forma.  
4º Encontro 17/05/2017 Análise Linguística* 
18/05/2018 Tratamento da Informação.  

*Análise Linguística contempla:

1- Discursividade, Textualidade e normatividade;

2- Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética.

8. AVALIAÇÃO

A avaliação dos cursos será processual, com a apresentação de alguns produtos, considerando-se a participação dos(as) professores e coordenadores.

Como itens para uma avaliação do PNAIC são sugeridos: 

a) análise dos resultados obtidos nos anos anteriores da ANA, SARESP e outros indicadores;

b) identificação dos pontos recorrentes nos resultados, seja a partir do êxito (maior percentual de acertos), seja a partir dos erros (maior percentual de equívocos); 

c) contextualizar os resultados obtidos, procurando realizar uma análise microssociológica (da escola), mesossociológica (do município) e algo macrossociológico (do país);

d) identificar ações comuns implementadas e relatadas ao longo dos encontros com os(as) formadores(as), coordenadores e professores(as) alfabetizadores(as)

9. RECURSOS / MATERIAL

A formação terá como principal material norteador a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil produzido pela equipe do Projeto Leitura e escrita na Educação Infantil da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

A formação terá como material norteador os materiais do Ler e Escrever e do EMAI, bem como os outros materiais didáticos que são adotados nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo.

10. BIBLIOGRAFIA

Referência: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/prova%20brasil_matriz2.pdf


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