Jornada Pedagógica começa nesta quinta-feira (28) com recorde de inscrições em São Sebastião

Notícias Projetos Projetos e Programas Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vive a expectativa da 7ª Jornada Pedagógica – “Desenvolvendo Competências Socioemocionais”, que acontecerá no Complexo Turístico da Rua da Praia, região central, com início nesta quinta-feira (28), e encerramento na sexta (29), e já conta com mais de 2.500 inscrições de educadores do município.

Após o período mais crítico da pandemia, a 7ª Jornada volta a acontecer, neste ano, de forma presencial com palestras de especialistas de todo o Brasil.

O evento será iniciado com a palestra do Prof. Dr. Gabriel Perissé, com o tema: “Viver, conviver, evoluir”.

Perissé é bacharel em Letras pela UFRJ, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Filosofia da Educação pela USP e pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp.

Ainda na quinta-feira, a palestra “Educação multicultural e políticas afirmativas na luta contra o racismo no Brasil”, será ministrada pelo Prof. Dr. Kabengele Munanga

Especialista em Antropologia Africana e primeiro antropólogo a ser formado na Universidade Oficial do Congo, Munanga nasceu na aldeia de Bakwa Kalonji, no Congo Belga, membro do povo luba.

Outra palestra do primeiro dia será com a Profa. Dra. Sonia Rosa, que ministra a palestra “A urgência da representatividade negra na literatura infantil: reflexões e referências”.

Rosa é carioca, escritora, mestre em Relações Étnicos Raciais pelo Cefet/RJ, pedagoga, professora aposentada, contadora de histórias e consultora do letramento racial em escolas da rede privada do Rio de Janeiro.

Vale ressaltar que após cada palestra, nos intervalos, o evento contará com apresentações culturais. Após o almoço a programação da tarde será com os mesmos profissionais da educação que palestraram pela manhã.

Já no último dia, na sexta-feira (29), o evento também contará com apresentações culturais.

Na primeira apresentação do dia, a Profa. Drª. Deigles Giacomelli Amaro, aborda o tema: “Educação inclusiva – ser profissional da educação, ser bebê, criança, adolescente, jovens e adultos na escola para todos e cada um”.

Giacomeli é doutora em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (FEUSP), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP), especializada no Método Terapia Ocupacional dinâmica (CETO), especializada em Saúde Coletiva (FMPUSP), especializada em Terapia Corporal (Cochicho das Águas), graduada em Terapia Ocupacional (PUCCAMP) e em Pedagogia (UNIP), atriz formada no Curso Técnico de Ator, (Teatro Escola Macunaíma).

Ainda na sexta, na segunda apresentação do dia, o Prof. Dr. José Meciano Filho, debate o tema: “Ensinando e aprendendo com prazer a neurociência entra em ação”.

Meciano Filho é Professor Assistente e Doutor da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, mestre em Biologia e Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutor em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo (1993). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisador na área de: Envelhecimento Neurológico, Neuroeducação e Reabilitação Neurocognitiva.

No intervalo das palestras será realizada a entrega de certificados das atividades realizadas nas escolas com o tema da Revolução de 1932.

Após a entrega dos certificados, será a vez da diretora pedagógica da SEDUC, Rosana Salvini, fazer uma apresentação aos profissionais da educação.

Em seguida, os novos psicólogos da SEDUC realizam também mais uma apresentação aos educadores.

No retorno do almoço teremos mais apresentações culturais, e os palestrantes da manhã voltam a debater os temas abordados na manhã.

Perto do encerramento, a SEDUC oferece mais uma rodada de conversa dos psicólogos com o público participante.

Vacinação COVID-19

Durante a Jornada Pedagógica haverá também um posto de vacinação em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU). Os educadores interessados em se vacinar devem estar munidos de documentos pessoais, além da carteira de vacinação.

#PraTodosVerem: arte ilustrada nas cores azul e amarelo, com a chamada 7ª Jornada Pedagógica – São Sebastião – 2022 / “Desenvolvendo Competências Socioemocionais”, seguida das datas, horário e local: 28 e 29 de Julho – no Complexo Turístico | Rua da Praia. Programação completa no Conexão Educa. Rodapé com logos institucionais da SEDUC e Governo Municipal. Fim da descrição.