Professores da rede municipal de São Sebastião retornam às escolas para volta ao ensino presencial

Os professores da rede municipal de São Sebastião retornaram às escolas e creches nesta segunda-feira (26) para planejamento e alinhamento das atividades presenciais. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), se prepara para receber os mais 15 mil estudantes matriculados em todas as etapas de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de 2 de agosto, de forma gradual e facultativa.

Na ocasião, os docentes foram recebidos pelas equipes gestoras das unidades escolares e dialogaram sobre o Plano de Retomada das Aulas Presenciais, estratégias de acolhimento, prática pedagógica e funcionamento das escolas, assim como protocolos de biossegurança e demais questões relacionadas à volta às aulas presenciais.

O retorno dos alunos se dará, inicialmente, com até 50% da capacidade de acolhimento das unidades de ensino, respeitando todas as medidas de segurança e protocolos de prevenção contra a Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel, medição de temperatura, higienização das mãos e distanciamento mínimo de um metro entre os estudantes na sala de aula.

Os educandos serão atendidos em turno reduzido de quatro horas nas creches e com esquema de rodízio de turmas nas escolas. A participação nas atividades presenciais será opcional, ou seja, a critério dos pais ou responsáveis dos alunos, ou, dos alunos maiores de 18 anos. Os que não retornarem às aulas de forma presencial poderão permanecer no ensino a distância, mediado por materiais impressos.

Imunização contra Covid-19

No município, o primeiro do Litoral Norte a iniciar a imunização dos profissionais da educação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), vacinou mais de 85% dos profissionais vinculados à Secretaria da Educação (SEDUC), com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. Até o momento, a cidade já vacinou 1.531 trabalhadores das redes estadual, municipal e particular, sendo 1.425 com as duas doses.