Prefeitura promove visita monitorada ao Centro Histórico com alunos da EM Prof. Dr. José Machado Rosa

Na última sexta-feira (24), os alunos do 4º ano da Escola Municipal Prof. Dr. José Machado Rosa participaram de uma visita monitorada pelo Centro Histórico de São Sebastião.

Guiados pelos monitores e estagiários da Secretaria de Turismo (SETUR), os 34 estudantes percorreram pelos principais pontos turísticos e culturais do Centro, e puderam conhecer mais sobre a história, o conjunto arquitetônico e a cultura da cidade, visitando o Cruzeiro, o Antigo Grupo Escolar Henrique Botelho, a Igreja Matriz, a Capela de São Gonçalo, a Casa Dória, a Casa das Janelas, a Casa de Câmara e Cadeia, o Praia Hotel e a Casa Esperança.

Além disso, aprenderam sobre as técnicas de construção dos patrimônios culturais e a evolução na cidade, do séc. XVII ao séc. XX, mostrada por meio de maquetes, na Casa da Cultura.

A visita monitorada desta sexta-feira foi um pouco diferente, contando também com a presença de um aluno paquistanês, residente no Brasil há menos de um ano. Na ocasião, os monitores apresentavam os locais tanto na língua portuguesa, quanto na língua inglesa, para que o aluno compreendesse as explicações.

A diretora da escola Helen Julio acompanhou a visita de perto e destacou a importância da ação. “As crianças aprendem na prática o que elas já aprenderam teoricamente na sala de aula, tendo acesso a todos os patrimônios culturais. Apesar da escola ser na região central, muitos alunos não conhecem a rica cultura do centro histórico, e a visita auxilia nesse processo de conhecimento.”, disse.

“De 2017 a 2019, mais de 5.000 alunos participaram das visitas, sendo um sucesso entre as crianças e adolescentes das escolas municipais. Convido todas as escolas para participarem dessa importante ação de valorização à cultura caiçara.”, ressaltou a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.

Durante a atividade, foram aplicados os protocolos sanitários contra a COVID-19, como aferição de temperatura, utilização de álcool em gel para higienização das mãos e uso obrigatório de máscara.

O Programa de Visita Monitorada é uma parceria entre a Secretaria de Turismo (SETUR) e a Secretaria da Educação (SEDUC).

Como agendar uma visita monitorada?

Para agendamento, é necessário que as escolas municipais e estaduais façam a solicitação por meio do e-mail visitamonitorada.setur@saosebastiao.sp.gov.br. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois horários, às 9h e às 14h.

Programa de Enriquecimento Curricular

Na última semana, monitores e estagiários da Secretaria de Turismo (SETUR) participaram da aula prática inaugural do curso de capacitação sobre a história e cultura de São Sebastião, ministrado pelo Programa de Enriquecimento Curricular da Secretaria da Educação (SEDUC), coordenado pelas historiadoras Erika Palumbo e Fernanda P. Cronembold. Esta é uma ação de Educação Patrimonial coordenada entre as secretarias de Educação e Turismo.