Escolas e creches municipais de São Sebastião recebem melhorias antes da volta às aulas presenciais

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), segue preparando as unidades escolares para o retorno das aulas presenciais na rede municipal. Entre os trabalhos realizados, a Secretaria de Obras (SEO) está em ritmo acelerado com as obras de reforma e melhorias estruturais em escolas e creches, nas três regiões do município.

Com investimento de aproximadamente R$ 14 milhões, o pacote de intervenções na rede física envolve serviços como recuperação de áreas esportivas, manutenção de cozinha, pintura geral, adequação de salas de aulas e espaços administrativos, reparos em vestiários e banheiros, restauração e troca de telhados, coberturas e esquadrias, reconstituição de rede hidráulica e elétrica, entre outras manutenções corretivas e preventivas, oferecendo ainda mais conforto e segurança à comunidade escolar.

Na Costa Sul, a EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, em Maresias, continua com a construção da cobertura da quadra poliesportiva. Há ainda a revitalização da escola Maria da Conceição de Deus Santos e EMEI Cavalinho de Pau, no Sertão do Cambury, e das unidades Prof. Antonio Luiz Monteiro, Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição Sousa e Gilmar Furtado de Oliveira “Alegria das Crianças”, de Boiçucanga, além da Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida e Prof. Manoel Ferreira Matos “Branca de Neve”, de Juquehy.

Já na região central, estão sendo beneficiadas a EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana e a Creche Adriana Vasques Fernandes, da Topolândia, e as unidades Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, Luciana da Silveira Gonçalves “Chapeuzinho Vermelho”, do São Francisco, e Prof. Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo.

Na Costa Norte, as obras também estão sendo finalizadas na Creche Diva Bernardino, EMEI Mundo Encantado e EM Prof.ª Joana Alves dos Reis, do Canto do Mar, assim como na Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada. Além disso, todas as unidades recebem ações periódicas de corte de grama, poda de árvores, varrição, retirada de objetos inservíveis, entre outras intervenções, para garantir que os prédios estejam sempre limpos e em condições adequadas de funcionamento.

Volta às aulas

Em São Sebastião, o retorno presencial dos alunos às aulas da rede municipal está previsto para o dia 2 de agosto, de forma gradual e facultativa, e se dará, inicialmente, com até 50% da capacidade de acolhimento das unidades de ensino, respeitando todas as medidas de segurança e protocolos de prevenção contra o coronavírus, como uso de máscara, álcool em gel, medição de temperatura, higienização das mãos e distanciamento mínimo de um metro entre os estudantes na sala de aula.