Professora da rede municipal inicia intercâmbio na Universidade Estadual do Missouri

A professora de inglês da rede municipal de ensino, Manuella Lisboa, iniciou no último domingo (22) seu intercâmbio no Missouri, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e por meio da Secretaria da Educação. A viagem faz parte do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa PDPI, no qual a docente foi aprovada para viver a experiência de estudar dos Estados Unidos.

No período de 16 a 21 de janeiro, foram realizadas as preparações em São Paulo, como a entrevista do visto e a orientação pré-partida, ocasião que contou com a presença de representantes da Comissão Fulbright, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Embaixada dos Estados Unidos. Em seguida, os 32 professores de Língua Inglesa embarcaram em um voo para Springfield.

Nesta semana, Manuella foi recepcionada pela equipe da Missouri State University, realizou um tour pelo campus da universidade, recebeu seu BearPass (cartão de estudante) e deu início as aulas oficialmente na última terça-feira, no curso intensivo de metodologia.

A formação inclui aulas como Metodologia do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Pronúncia, História e Cultura Americana, Tecnologias Educacionais e Produção Oral e Escrita. Além disso, o programa também inclui visitas a escolas locais e passeios culturais.

“Eu me sinto abençoada e extremamente feliz por estar estudando na Universidade Estadual do Missouri e tendo uma imersão intensa na língua inglesa, é uma conquista enorme para mim, pois a maioria dos professores não possui condições de pagar por uma experiência como essa”, relata a professora.

“Graças à esta oportunidade, além de ampliar meus conhecimentos sobre a língua, também tenho a chance de aprender sobre uma nova cultura e ensinar um pouco sobre a minha. Terei muitas aprendizagens para compartilhar com meus alunos e colegas de trabalho quando retornar ao Brasil”, completou.

Segundo a Secretária da Educação, Marta Braz, “É de suma importância que nossos professores disponham de oportunidades como estas, pois o aperfeiçoamento é uma das ferramentas mais transformadoras da educação”.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos do intercâmbio da professora Manuella Lisboa, na Missouri State University, Estados Unidos. Fim da descrição.