Prefeitura de São Sebastião realiza V Semana do Bebê e do Brincar com programação on-line e intervenções nas unidades de saúde

Notícias Últimas Noticias

Com o tema “O brincar: despertando o imaginário em tempos de pandemia”, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), através do Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância, com apoio da Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), realiza a V Semana do Bebê e do Brincar, de 17 a 20 de maio.  

A programação contará com atividades on-line, abordando temas pertinentes ao período que engloba a primeira infância (do nascimento aos seis anos de vida), como desenvolvimento Infantil, aleitamento materno, formação de vínculos e estímulos do bebê, entre outros assuntos ministrados por profissionais de saúde, especialistas e colaboradores, além de orientações e palestras nas unidades de saúde do município.   

Segundo a articuladora do Primeiríssima Infância, Priscila Magalhães, é tempo de reinventar e pensar em novas formas de promover o brincar. “Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento e elaboração de hipóteses do mundo da criança, adequando as propostas às limitações que estamos vivendo no momento”, comentou.

As políticas públicas integradas para a primeira infância em São Sebastião compreendem a promoção à saúde integral da criança e o aprimoramento das ações de prevenção de agravos e assistência que, além de reduzirem a mortalidade infantil, apontam para o compromisso de se prover qualidade de vida favorecendo o desenvolvimento da criança em todo o seu potencial.

Na segunda-feira (17), às 9h, a abertura do evento contará com participação do prefeito Felipe Augusto e da secretária da Educação, Marta Braz, pelo canal do YouTube da SEDUC (www.youtube.com/secretariadaeducacaodesaosebastiao), onde também serão transmitidas lives ao longo da semana.

Confira a programação on-line:

17 de maio – segunda-feira

9h – Abertura
Prefeito Felipe Augusto e secretária da Educação, Marta Braz.

A importância da Primeiríssima Infância
Participação: com a diretora de Ensino da SEDUC, Rosana Salvini, e articuladora do Primeiríssima Infância, Priscila Magalhães.

9h30 – Live: As Experiências da Criança nos Seus Primeiros Anos de Vida
Participação: com a supervisora do Programa Criança Feliz, Fabiana Freitas.

14h – Live: A Importância do Vínculo em Tempos de Pandemia
Participação: com a psicóloga Paula Sampel e a enfermeira Cynthia Mara Guirelli da Silva.

18 de maio – terça-feira

9h – Live: A Importância do Brincar
Participação: com a coordenadora pedagógica da SEDUC, Claudete Maria Paulo, e a escritora e professora, Cecília Mariano.

14h – Live: Fala e Linguagem na Primeiríssima Infância
Participação: com a fonoaudióloga Heloísa Coelho

19 de maio – quarta-feira

9h – Live: A Importância do Estímulo Precoce
Participação: com Mirielly Souza e Juliana Coelho, da Divisão de Educação Inclusiva da SEDUC.

14h – Live: Amamentar, Cuidar e Acalentar
Participação: com a enfermeira Pollyana Alves Braga, coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA)

20 de maio – quinta-feira

9h – Live: Os Cuidados com a Alimentação Infantil em Tempos de Pandemia
Participação: com a nutricionista Claudia Felix

14h – Live: Em Defesa da Criança: Limites e Possibilidades
Participação: com a assistente social Suelen Bitencourt

21 de maio – sexta-feira

9h – Live de encerramento: “O Cérebro Que Brinca”
Participação: com a pediatra Vanessa Mascarenhas

14h – Live: O Brincar na Gestação

Participação: com a enfermeira obstetra Carla Bruço, do Centro Gestacional Harmonia para a Vida, e Laura Uplinger, psicóloga da Associação Nacional para Educação Pré-Natal (ANEP)

Consulte a programação completa – clique aqui.