Prefeitura de São Sebastião promove treinamento sobre segurança nas escolas

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC), e de Segurança Urbana (SEGUR), juntamente com a Polícia Municipal, realizou um treinamento sobre segurança nas escolas com gestores e funcionários das unidades escolares. O evento ocorreu no Teatro Municipal, na última segunda-feira (11).

O objetivo foi capacitar os participantes sobre os protocolos a serem seguidos em caso de ataques nas escolas. No período da manhã, foi difundido o protocolo internacional para esse tipo de atentado, como as equipes gestoras podem verificar pontos vulneráveis nas escolas e intervir para manter a segurança, qual o telefone de contato com os órgãos de segurança pública e quando acionar o botão de emergência (botão do pânico) existente nas unidades de ensino.

Os presentes também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com o comandante-geral da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, e esclarecer como o protocolo pode funcionar de acordo com as características da sua unidade escolar.

Na ocasião, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, conversou com os educadores para entender as necessidades das unidades escolares, alinhando também os itens de segurança que já existem nas escolas e quais outros são necessários.

Simulado

Além disso, também foi realizado um treinamento prático na Escola Municipal Henrique Botelho, na Vila Amélia, para exemplificar como as equipes escolares devem agir e de que forma a Polícia Municipal intervém em uma situação de emergência.

A diretora da EMEI Arlete Nascimento de Moura “Peixinho Dourado”, de Maresias, Priscila Vieira, conta que a formação foi essencial para reforçar as práticas que já estão sendo aplicadas no dia a dia. “Todos os diretores foram devidamente orientados e nós vamos transmitir isso nas escolas, multiplicando esse conhecimento. Acredito que com isso nós vamos estar mais respaldados, transmitindo essa informação e dando mais segurança para as famílias”.

Para a diretora da EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo, Rosangela Paz, todas as normas de segurança aprendidas serão essenciais para a escola. “Esse treinamento que tivemos hoje é de extrema importância para a preservação da vida. É muito importante ver a preocupação do governo municipal com isso, se preocupar com que as escolas tenham esse treinamento para a hora de uma emergência”.

#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos mostra momento do treinamento no Teatro Municipal e na EM Henrique Botelho. Fim da descrição.