Prefeitura de São Sebastião amplia segurança nas escolas com criação da Ronda Escolar Municipal

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Segurança Urbana (SEGUR), juntamente com a Polícia Municipal, com o objetivo de orientar, prevenir e proteger alunos, professores e funcionários, já iniciou o reforço na segurança das escolas e creches da rede municipal de ensino com a Ronda Escolar Municipal, criada pelo Decreto nº 8832/2023.

Os agentes de segurança pública já estão atuando em todos os dias de aula, da Costa Sul à Costa Norte. Entre as ações estabelecidas, estão a verificação do perímetro escolar e o seu entorno, encontrar pontos de vulnerabilidade nas escolas e orientar soluções, apontar qualquer tipo de problema na rotina da escola e dos alunos e estar em contato com os responsáveis pelas unidades de ensino.

Além da ronda, o decreto municipal também prevê outras providências para reforçar a segurança, como a criação de uma Comissão Municipal de Coordenação de Segurança Escolar com um representante da SEDUC, SEGUR e Polícia Municipal; distribuição de material didático sobre o tema segurança escolar; e relacionar os prédios a serem atendidos pelo programa.

Também está previsto o reforço no monitoramento das escolas, que atualmente já contam com alarmes, botão do pânico (botão de emergência), telefones e câmeras de monitoramento 24 horas, todos interligados ao Centro de Operações Integradas (COI).

Com o objetivo de preparar as equipes gestoras sobre os protocolos a serem seguidos em caso de ataques nas escolas, a SEDUC em parceria com as Polícias Militar, Civil e Municipal, também promoveu treinamentos e palestras com orientações sobre como proceder em situações de emergência, além de tratar de medidas podem ser tomadas para reforçar a segurança de toda a comunidade escolar.

Segundo o comandante-geral da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, a Ronda Escolar se une a diversos esforços para reforçar a segurança dos alunos. “É um programa que não prevê somente o patrulhamento nas escolas, mas uma gama de ações que vem colaborar com a segurança escolar”.

Para a secretária da educação, Marta Braz, todas as parcerias estabelecidas são essenciais nesse momento de atenção. “Todas essas medidas já estão sendo providenciadas para que a segurança dos nossos alunos seja garantida, como também capacitar nossas equipes de acordo com o protocolo passado pela Polícia Municipal de como agir caso uma situação crítica aconteça em uma escola”.

#PraTodosVerem: fotos mostram presença da Ronda Escolar nas escolas municipais de São Sebastião. Fim da descrição.