Prefeitura de São Sebastião entrega escovas dentais para alunos da rede municipal

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Diretoria de Saúde Bucal da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), com apoio da Secretaria da Educação (SEDUC), iniciou a distribuição de escovas dentais, acompanhadas de protetores de cerdas, para todos os alunos da rede municipal de ensino, como parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE).

O material será entregue aos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), visando contribuir para a formação integral dos mais de 15 mil educandos matriculados na rede, mediante a estratégia de promoção, prevenção e atenção à saúde bucal, viabilizando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos. A retirada das escovas acontece de acordo com organização das unidades escolares.

Segundo o diretor de Odontologia da Fundação de Saúde, Daniel Kakimoto de Capitani, o município tem ampliado os atendimentos para além das escolas e creches prioritárias pactuadas no programa. “Com empenho das nossas equipes e união entre os setores de Saúde e Educação, conseguimos ampliar o número de alunos atendimentos pelo PSE, além de garantir a entrega de escovas para todas as 67 unidades escolares da rede municipal, sendo esta uma conquista importante para todos nós”, destacou.

O grupo de Prevenção de Saúde Bucal de São Sebastião se adaptou à nova realidade de ensino para continuar os trabalhos, passando a produzir vídeoaulas e a encaminhar os conteúdos aos alunos com a ajuda dos professores, além de promover algumas palestras on-line. Com linguagem simples e conteúdo aplicável ao dia a dia das famílias, os materiais priorizam temas como autoconhecimento e autocuidado, com foco em atividades sobre hábito de higiene e prevenção de doenças bucais.