Governo do Estado e Prefeitura de São Sebastião entregam nova escola estadual de Juquehy um ano após tragédia

A volta às aulas deste ano foi marcada para a comunidade de Juquehy com a inauguração do novo prédio da Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira Santos. Estudantes, pais e moradores contemplaram a emocionante cerimônia realizada nesta quinta-feira (15) que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, do vice-prefeito, Reinaldinho Moreira e demais autoridades.

A nova escola é fruto da parceria entre o governo do Estado de São Paulo, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e a Prefeitura de São Sebastião. O investimento soma R$ 13,8 milhões e teve como objetivo reconstruir a unidade escolar que foi impactada pelas fortes chuvas que causaram a tragédia no município no ano passado. A obra teve duração de oito meses e ficou pronta em tempo recorde, um terço do previsto para obras do mesmo porte, sendo entregue quase um ano após a catástrofe.

Serão atendidos mais de 630 alunos de ensino médio da rede estadual e ensino fundamental do município no prédio de arquitetura moderna, inovadora e sustentável feito de obras de alvenaria e instalação de espaços modulares e pré-fabricados. Sua estrutura possui 12 salas de aula, quatro laboratórios (Culinária, Biologia, Tecnologia da Informação e Química), cozinha, refeitório, banheiros e vestiários de alvenaria para os estudantes.

O governador Tarcísio de Freitas destacou sobre o marco que foi a entrega da unidade escolar. “Estamos muito felizes em entregar a Escola Plínio. Tem dois televisores em cada sala de aula, tem lousa digital, tem projetor, é climatizada, é um novo conceito. E outra coisa, é carbono neutro. Aqui todas as emissões foram neutralizadas. É o que tem de mais moderno e vai ser um padrão daqui pra frente no Estado de São Paulo.”

O prefeito Felipe Augusto reforçou a qualidade do novo prédio. “Esta é uma escola que se torna um modelo pedagógico pro Estado de São Paulo, uma escola que se torna referência na educação do Brasil. É com muita felicidade que realizamos essa entrega para a população quase um ano após a tragédia.”

A expectativa da nova escola era grande, como conta a aluna da EM Nair Ribeiro, Paula de Araújo, 12 anos. “Eu achei muito linda. Gostei das cores, de tudo, superou minhas expectativas. Gostei das salas porque elas são coloridas, bonitas, têm televisão e ar condicionado. Eu já estava ansiosa, acho que vai ser muito bom estudar aqui.”

Nova escola municipal

No evento foi também anunciado para a comunidade o projeto de construção do novo prédio da Escola Municipal Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida. Sua estrutura está prevista para seguir o mesmo padrão da escola estadual, atendendo as necessidades da unidade escolar, além de agilizar a entrega da obra. No mesmo local, separadamente, será erguida uma creche. O projeto 3D por ser conferido através de um tour virtual no link: tour360.meupasseiovirtual.com/029269/250562/tourvirtual/index.html

#PraTodosVerem: fotos mostram momentos na inauguração da nova Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, em Juquehy. Fim da descrição.