Pioneira na região, Prefeitura de São Sebastião intensifica transformação na educação por meio da abordagem Reggio Emilia

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), tem intensificado, desde o início deste ano nas escolas de educação infantil do município, a filosofia educacional Reggio Emilia.

A abordagem é baseada na imagem de uma criança com fortes potencialidades de desenvolvimento e um sujeito de direitos, que aprende através das centenas de linguagens pertencentes a todos os seres humanos e cresce nas relações com os outros.

A prática já é adotada, inclusive, nos conceitos que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e São Sebastião é o primeiro município da região a adotar a abordagem educativa na rede de ensino.

Vale lembrar que o Governo Municipal, por meio da SEDUC e da Associação RedSolare, realizou no início de março, uma formação online sobre o modelo educacional a professores e gestores da rede municipal de ensino, que os apresentou a aplicar o método Reggio Emília em sala de aula.

Educação Transformadora

A abordagem Reggio Emília foi desenvolvido pelo pedagogo Loris Malaguzzi, com base em preceitos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey e Maria Montessori, sendo um método vastamente utilizado em Educação Infantil.

A RedSOLARE, associação de instituições e pessoas sem fins lucrativos, é uma rede mundial de articulação e difusão das ideias da prática educativa de Reggio Emilia.

A secretaria da Educação, Marta Braz, salientou que a abordagem educacional já está sendo aplicada nas escolas da rede e os resultados positivos começam a ser notados pelos professores da rede.

“Essa abordagem pedagógica foi a escolhida para ser aplicada nas nossas escolas de educação infantil a partir deste ano. Por um lado, esse método permite aos professores aprimorarem as competências sociais, cognitivas e afetivas dos alunos; por outro, as crianças constroem sua jornada educacional baseada em suas próprias descobertas”, explica Marta Braz, ressaltou a gestora.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra crianças da rede municipal de ensino realizando atividades. Fim da descrição.