6ª Jornada Pedagógica de São Sebastião encerra com grande público e elogios

Notícias Últimas Noticias

Somando quase 10 mil visualizações em sua programação, a 6ª Jornada Pedagógica de São Sebastião, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), e realizada de forma virtual, nos dias 22 e 23 de julho, encerrou sob elogios dos professores e participantes do evento.

Durante os dois dias de encontro, transmitido via canal oficial da Educação no YouTube, o público acompanhou mais de dez horas de programação, com palestras e momentos formativos abordados por autores e pesquisadores, convidados e docentes da rede, norteados pelo tema do encontro: “Professor Pesquisador: a ciência aplicada em sala de aula”.   

“Professor José Pacheco nos diz que a escola é feita de pessoas e não de paredes. Essa ideia confirma a nossa intenção ao propor acesso a uma Jornada Pedagógica que foi pensada para os professores, e feita por eles. Nesses dois dias intensos, pudemos ouvir e dialogar sobre muitas questões com as quais lidamos diariamente e que, em meio a uma pandemia, ganharam novas características, uma nova condição de existência. E porque é sempre preciso refletir sobre o papel da escola e da educação formal na vida dos alunos, independentemente do contexto que vivemos, daremos continuidade a essas discussões em outros momentos. Foi rico e oportuno, antes do retorno às aulas presenciais, com a intenção de renovar conhecimentos e esperanças”, destacou a diretora de Ensino da SEDUC, Rosana Salvini.

A diretora da EMEI Tereza Mota Santos “Reino da Alegria”, Ana Paula Santos, elogiou a organização da Jornada. “Tudo muito lindo, organizado, com palestrantes onde todos tiveram a oportunidade de terem novos conhecimentos e aprendizagem. Parabéns a todos os envolvidos”, comentou. Para o diretor da EM Henrique Botelho, o evento foi fantástico. “Parabéns a todos envolvidos na realização da 6ª Jornada Pedagógica. Afinal, o sucesso de um projeto depende do empenho de cada um dos membros de uma equipe. Uma, de fato, jornada formativa e, com um grande diferencial, a participação dos professores da rede como palestrantes”, ressaltou.  

A iniciativa, que teve como objetivo fomentar diálogos, reflexões e estudos para subsidiar a prática docente, com foco na melhoria das ações diárias nas unidades escolares da rede municipal, contou com a participação de grandes nomes da educação, entre eles José Pacheco, educador, pedagogo e fundador da Escola da Ponte, em Portugal; Daniel Munduruku, escritor e doutor em educação pela USP, pertencente ao povo indígena Munduruku; Magda Soares, reconhecida como uma das maiores especialistas de alfabetização do Brasil e responsável por introduzir no país o conceito de letramento, entre outros especialistas.

Sobre a retomada das aulas na rede municipal, Magda Soares encerrou sua participação com uma mensagem especial aos professores. “Temos que começar de novo com ânimo. Nós que passamos por essa experiência, vamos levar as crianças a frente, porque elas não podem ser penalizadas por algo que não dependeu de nós e nem de ninguém. Eu desejo muito bom trabalho a todos os professores de São Sebastião!”, finalizou.   

O conteúdo da Jornada Pedagógica permanece disponível no canal da SEDUC no YouTube (https://www.youtube.com/secretariadaeducacaodesaosebastiao).