Alunos da rede municipal apresentam o projeto Samuzinho em congresso da Universidade de Taubaté

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Educação (SEDUC), Saúde (SESAU) e o Projeto Samuzinho na Escola, levará alunos da rede municipal para representar o município  no XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento promovido pela Universidade de Taubaté amanhã (21).

Estarão presentes dez estudantes do 4º ano da EM Prof.Dr. José Machado Rosa, da Vila Amélia, que participaram do projeto, que ao longo do ano contemplou mais de 1200 alunos da rede municipal.

Para a diretora Diretora de Urgência e Emergência e Coordenadora Geral do SAMU Litoral Norte, Mara Abreu, é uma realização participar do congresso. “É a concretização que atingimos os nossos objetivos  como parte integrante das políticas públicas a serem desenvolvidas dentro do município. Agradecemos aos secretários Reinaldinho e Marta, e ao nosso prefeito por acreditar no projeto e nos prover condições para vivenciamos  esta realização.”, diz Mara.

Segundo a Secretária da Educação, Marta Braz, ter São Sebastião representada no congresso é muito positivo para o município. “É uma excelente oportunidade para mostrar o trabalho realizado em nossa rede, inspirar outras escolas e proporcionar aos alunos uma troca de experiências no âmbito acadêmico.”

SAMUZINHO NA ESCOLA

Para tentar diminuir a incidência de trotes, o governo Federal lançou em 2007  o Programa “Samuzinho na Escola” que visa conscientizar a população infanto juvenil do ensino fundamental sobre como e quando usar o serviço de urgência emergência SAMU 192 e os riscos de brincadeiras como o TROTE.

Para tanto, o NEU (Núcleo de Educação em Urgência) de São Sebastião da Secretaria de Saúde instituiu em 2017  a execução do Projeto Samuzinho na Escola, em parceria com a Secretaria da  Educação (SEDUC), para estudantes do ensino fundamental, desenvolvendo atividades teóricas, como cartilhas educativas, e práticas nos próprios ambientes escolares, seguindo uma atuação lúdica para que a linguagem se aproxime e faça sentido aos alunos.

Os alunos que são submetidos ao treinamento do “Projeto Samuzinho” recebem um kit educativo com cartilha, botton e imã de geladeira. Já a escola Municipal é contemplada com uma placa que reconhece e a valoriza como “Escola Amiga do Samu”.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos da EM Prof. Dr. José Machado Rosa com a camiseta do projeto e posando para foto. Fim da descrição.