Prefeitura promove encontro com professores da Educação Especial

Notícias Últimas Noticias

Com o objetivo de aprimorar o trabalho desenvolvido na Educação Especial da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou, nesta sexta-feira (24), uma reunião de alinhamento com os professores envolvidos no atendimento do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE). O encontro aconteceu no Espaço Cultural Batuíra, no bairro São Francisco.

Na primeira atividade presencial do grupo desde o início da pandemia, foram abordados assuntos como atribuição de apoio, desenvolvimento de práticas pedagógicas e políticas públicas de educação inclusiva, com vistas à melhoria nos serviços do EAPE, responsável por identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para a plena participação e formação dos estudantes com necessidades educacionais especiais.

Os participantes também integraram uma roda de conversa com foco na memória afetiva e reconstrução da identidade do profissional e do grupo, a fim de fortalecer o trabalho neste momento de retorno às aulas presenciais. “Nós já tínhamos momentos de muita aprendizagem nas reuniões online, mas para fortalecer nossos corações, esse encontro foi fundamental, pois também precisamos dessa energia para continuar nossa missão nas escolas. Essa atenção da Educação nos impulsiona a sempre querer fazer mais”, comentou a professora do EAPE, Polliana Leandro.

A rede de ensino de São Sebastião conta a atuação de 80 profissionais dedicados à Educação Especial Inclusiva, entre professores especialistas, de apoio e intérpretes de Libras, atendendo a 612 alunos, em 36 salas de recursos de 27 núcleos de apoio especializado e em salas de ensino regular, nas três regiões do município.