Alunos da EJA da EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida acompanham documentário “Gilda Brasileiro Contra o Esquecimento”

Notícias Projetos Projetos e Programas Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (FUNDASS), exibiu no Espaço Batuíra, o documentário “Gilda Brasileiro Contra o Esquecimento”, aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da E.M. Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, unidade localizada no bairro de Juquehy, Costa Sul do município, na última sexta-feira (1).

A iniciativa, da Comunidade Negra Iadalin, propôs uma reflexão sobre as histórias silenciadas de africanos que passaram pelo Litoral Norte e Vale do Paraíba.

A professora Gabriela Dias Anobile, que acompanhou os alunos da EJA nesta atividade afirmou que os alunos gostaram do documentário.

“Achei toda a composição muito Interessante, porque além de ter levantado toda a documentação, fotografias que comprovassem, ainda esmiuçaram a história da família por trás disso. Muito importante o fato dela reviver essas pessoas”, comentou a docente.

O documentário, idealizado pela professora de química, nascida do Rio de Janeiro, Gilda Brasileiro, é um curta do diretor Roberto Manhães Reis, e mostra, segundo ele, o passado ignorado do município de Salesópolis.

Gilda Brasileiro

Gilda Brasileiro descobriu, por meio de histórias mal apuradas, uma estrada clandestina usada por traficantes de escravos no século XIX, que também passava pelo município de São Sebastião.

Os alunos Alayne, Maine, Lucas e Zoraide, ficaram perplexos com a parte em que uma mulher negra amamenta um homem branco e recebe uma marca de ferro.

Para os membros da Comunidade Negra, o documentário possibilitou um avivamento da memória e um chamamento para que os jovens não percam de vista suas origens que sempre tentam apagá-las.

“Podemos nos projetar para uma valorização e construção da nossa identidade que tentam nos roubar”, ressalta a comunidade Negra ladalin.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos acompanhando, no Espaço Batuíra, o documentário “Gilda Brasileiro Contra o Esquecimento” na EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, em atividade realizada na última sexta-feira (1).