Secretaria da Educação participa de palestra promovida pela Sabesp em prol da preservação da água

Ação reforça a importância do uso correto e sustentável desse recurso natural

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), participou nesta quarta-feira (23), de uma palestra online, ação comemorativa à Semana da Água, promovida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A palestra foi ministrada pelos professores John Tatton e Nina Orlow, que explanaram sobre a importância da água para a manutenção da vida em todos os seus níveis.

Também foram ressaltados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pertencentes à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) –  plano de ação global com metas para erradicar a pobreza e promover a dignidade, de forma condizente com as condições do planeta, pensando na qualidade de vida das próximas gerações.

A professora Nina Orlow destacou também os 5Ps, criados a partir do lema “Ninguém pode ficar de fora!”, que abrangem cinco áreas de relevância para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Já o professor John Tatton explicou sobre o ciclo da água, o impacto negativo que um gerenciamento mal efetuado do recurso hídrico pode causar na vida das pessoas, como deve ser o uso correto e sustentável da água, e apontou soluções, tendo a educação como uma das principais alternativas.

A SEDUC, em comemoração à Semana da Água e alinhada com as diretrizes da Agenda 2030, está promovendo uma série de atividades com seus alunos para que eles tenham maior consciência sobre esse recurso tão vital em suas vidas:

– Creches e escolas de Educação Infantil apostaram em dinâmicas com colagens, pinturas, contação de histórias, peças teatrais, plantação de mudas, confecção de cartazes, etc.

– Na terça-feira (22), alunos da Escola Municipal Professora Edileusa Brasil Soares de Souza fizeram um passeio ecológico até a nascente do Poço Caetano, em Maresias, onde realizaram também o plantio de espécies de árvores nativas da região.

– Nesta quarta (23), o educador e técnico em Meio Ambiente, Irislei da Silva, responsável pelo canal do YouTube ‘Professor é Você’, ministrou palestras na Escola Municipal Professora Patrícia Viviani Santana, na Topolândia. Houve também uma dinâmica de plantação de árvores nativas da Mata Atlântica.

– Na sexta-feira (25), a programação será finalizada com uma trilha ecológica do Viveiro Municipal até a cachoeira da Reserve du Moulin, com estudantes da Escola Municipal (EM) Professora Maria Francisca de Moura Santana Tavolaro do bairro Pontal da Cruz.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

São 17 itens que unem temas como consumo sustentável, mudança climática, desigualdade econômica, inovação, diversidade, paz e justiça, que servem como orientação para ampliar a sustentabilidade: erradicação da pobreza; fome zero; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia acessível e limpa; emprego digno e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; combate às alterações climáticas; vida debaixo d’água; vida sobre a terra; paz, justiça e instituições fortes; parcerias em prol das metas.

#PraTodosVerem: foto da palestra virtual realizada pela Sabesp em comemoração ao Dia Mundial da Água. Fim da descrição.