São Sebastião define representantes para etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Comissão Julgadora Municipal da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) já definiu os três professores representantes da rede municipal de ensino que representarão São Sebastião na etapa estadual do concurso, que tem como base o tema “O lugar onde vivo”. Nesta edição, a Secretaria da Educação (SEDUC) registrou a participação de 30 docentes de língua portuguesa de 12 escolas municipais.

Diferentemente das edições anteriores, a deste ano visa acompanhar e valorizar a prática, com registros sobre os processos de ensino e aprendizagem vivenciados de maneira colaborativa por alunos e docentes na produção textual em um dos gêneros propostos para o Ensino Fundamental, sendo eles Poema (5º ano), Memórias Literárias (6º e 7º ano) e Crônica (8º e 9º ano).

Na etapa escolar, realizada de 6 a 16 de agosto, foi feita uma seleção entre os textos apresentados, sendo selecionados cinco relatos de prática para a etapa municipal, encerrada nesta terça-feira (31). Nesta seletiva, três trabalhos, englobando relatos de prática, linha do tempo e álbum da turma, foram indicados para a etapa estadual, que acontecerá de 3 de setembro a 1º de outubro. São eles:

Poema
Título do relato: “Criança não gosta de poesia”
Escola: EM Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição Sousa – Boiçucanga
Diretora: Adriana Martins de Souza
Professora: Soraia dos Santos Bezerra

Memórias Literárias
Título do relato: “Ensino virtual, vínculo real”
Escola: EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano – Enseada
Diretora: Carla Andresa Costa
Professora: Camila Puertas Santos

Crônica
Título do relato: “Entre oficinas e formulários – um novo cotidiano”
Escola: EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana – Topolândia
Diretora: Maria Goretti Pires Giner Machado Rosa
Professor: Thiago de Melo Curci

Os avaliadores responsáveis pela escolha dos textos representativos consideraram os critérios apresentados de acordo com cada categoria literária. A Comissão Julgadora Municipal foi composta por Nilma Regina Barbosa (supervisora de ensino da SEDUC), Gilmara Lopes Costa (coordenadora de área da SEDUC), Gláucia Barreto de Mattos (professora coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba), Isabel Galvanese (escritora e artista visual) e Janaína Castro (Jornalista).

As fases seguintes preveem a seleção de 42 relatos de prática de cada gênero que irão para a semifinal, realizada de 13 de outubro a 16 de novembro. Para os selecionados, serão realizados encontros on-line com atividades pedagógicas e culturais. Nesta fase, serão escolhidos os professores finalistas – dos quais sairão os ganhadores (quatro para cada gênero) – e, no dia 30 de novembro, a Comissão Julgadora Nacional fará a seleção dos professores e turmas vencedoras. A final está prevista para 10 de dezembro, em formato virtual.

7ª Edição da OLP

A Olimpíada de Língua Portuguesa reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. O concurso é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). As inscrições e adesões foram encerradas em 20 de maio.