Projeto Nutrição Também é Alimentação

Projetos Projetos e Programas

1. TEMA

“NUTRIÇÃO TAMBÉM É EDUCAÇÃO”

2. JUSTIFICATIVA

Uma das atribuições do nutricionista no âmbito do PNAE é realizar ações de Educação Alimentar e Nutricional nas unidades escolares de todos os ensinos. A escola é o ambiente de grande influência na vida das crianças, é considerado o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde e o desenvolvimento de uma alimentação saudável.

3. OBJETIVO GERAL

Estimular os professores das Unidades Escolares a desenvolverem atividades sobre Alimentação e Nutrição contribuindo com a formação de hábitos alimentares saudáveis, diminuição do consumo de alimentos ultraprocessados e o aumento do consumo de frutas, verduras e legumes.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Acompanhar ao longo do ano a aceitação de frutas, verduras e legumes durante a distribuição da alimentação escolar, após incentivo por parte dos envolvidos.

• Contribuir com o crescimento e o desenvolvimento dos alunos onde implicará na melhora do rendimento escolar;

• Incluir uma educação alimentar no currículo escolar;

• Oferecer alimentação adequada sem discriminação àqueles que se encontra em vulnerabilidade social.

4. CONTEÚDOS (Adequar de acordo com cada segmento)

• Suplementação de vitaminas e minerais em prevenção a anemia e hipovitaminoses.( NutrISUS).

• Atividade 3 do Projeto Nutrição também e Educação: Estimulação e sensibilização das crianças pequenas por todos os envolvidos no cotidiano escolar na aquisição da alimentação saudável. Foco do projeto.

• Avaliação antropométrica, para diagnostico do estado nutricional da Rede Municipal. ( Sisvan).

• Festa de Aniversario: Aniversario saudável também e diversão. Substituir refrigerantes por sucos naturais, incluir frutas e preparações a base de frutas, substituir salgados fritos por assados. (cardápio sugestivo será oferecido como proposta).

5. ESTRATÉGIAS (Adequar de acordo com cada segmento)

Fevereiro: Capacitação dos professores. Objetivo: Incentivar e motivar os professores a iniciarem ações diárias de EAN, contribuindo no aumento do consumo de frutas, verduras e legumes durante a distribuição da merenda escolar, ensinar os alunos a importância desses alimentos para a saúde.

Março: Mês de prevenção a obesidade infantil Lei Municipal 2045/2010. Semana de 5 a 9/3 inclusão de novas receitas. (Ovos Poche com abobrinha, arroz integral, arroz com ervilha seca, purê de abobora, macarrão integral tricolor com molho funcional, suco de abacaxi com couve, salada de soja a vinagrete, molho in natura, suco de maçã com cenoura e gengibre). Sugerimos que nesta semana as unidades escolares abordem o cardápio do dia em sala de aula, expondo os ingredientes, o modo de preparo, o grupo que os alimentos pertencem e se possível abordem os benefícios nutricionais dos alimentos conforme material de apoio elaborados pelas nutricionista.

Dia do Caiçara em 15/3 serviremos um dia de merenda típica regional (arroz e feijão, Peixe Azul Marinho, Pirão e Suco de Manga. Sugerimos que neste dia o refeitório seja enfeitado tipicamente com toalhas, centros de mesa, arranjos etc.

Abril: Merenda Especial de Pascoa, Falsa Bacalhoada e Brigadeiro de copo com granulado.

Dia do índio merenda especial típica (Carne cozida com mandioca e farofa de farinha de milho Biju).

Maio: Roda de conversa com os pais dos alunos. Sensibilizar os pais e responsáveis sobre a importância de se adotar hábitos alimentares saudáveis, visando à promoção da saúde e prevenção de doenças desde a infância. (Creches e Emeis).

Junho: Semana de pratos típicos Juninos. Sugerimos que o refeitório seja enfeitado com o tema.

Agosto: Elaboração de um teatro Infantil, com o tema nutrição e alimentação. A criança aprende e interage todo o tempo por meio do brincar e de ações lúdicas. O teatro tem esse foco, sensibilizar a criança a través do lúdico o desejo de alimentar-se de maneira saudável. Convidar a Secretaria da Cultura para elaborar um teatro para as crianças com o tema alimentação saudável x alimentação não saudável e disponibilizar as apresentações nas unidades escolares durante o ano.

6. PARCERIAS

O projeto será executado nas escolas da Rede Municipal de Educação, e contará com a parceria da Secretaria de Saúde.

7. PÚBLICO ALVO

Todos os alunos da rede Municipal de São Sebastião

8. RECURSOS UTILIZADOS

Recursos humanos e materiais necessários para a execução do Projeto.

• Equipe Pedagógica da Escola;

• Equipe da Merenda.

9. AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá de maneira processual e contínua. Os instrumentos as serem utilizados serão: relatórios comparativos nos acompanhamentos das Unidades Escolares, relatório de observação quanto ao consumo de frutas, verduras e legumes pelos alunos, acompanhamento das planilhas de ação com os pais, com as escolas por meio do teatro e questionário dos professores na capacitação prevista para o mês de fevereiro.

#nutricao #nutri #saude  #vidasaudavel #alimentacaosaudavel  #reeduca #bemestar  #alimenta #saudavel  #comidadeverdade