Programa de Leitura Municipal

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PROJETO LEITURA 2018 

“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.”

Rubem Alves

 

PROGRAMA DE LEITURA MUNICIPAL

PROJETO LEITURA 2018 “NA ONDA DA LEITURA”

1. JUSTIFICATIVA

O Município de São Sebastião tem uma geografia diferente da maioria. Seus bairros estendem-se ao longo da costa litorânea, e cada bairro tem uma característica, tanto geográfica como populacional, pois recebem migrantes de diversas regiões do Brasil. Em razão dessa diversidade, cada unidade escolar do município tem uma peculiaridade, interesses e histórias variadas.

Buscando a autonomia e a proficiência em leitura e escrita dos nossos alunos é que propomos esse modelo de projeto, na qual cada unidade escolar receberá 4 obras por aluno.

A realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse na leitura, e por consequência dificuldades marcante ocorrem na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. 

A Secretaria Municipal de Educação acredita que por meio da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. 

O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.

Estimulando a leitura, nossos alunos compreenderão melhor o que estão aprendendo na escola, e ampliarão a visão de mundo. 

2. OBJETIVO

• Implementar políticas de leitura;

• Inserir os alunos no mundo da leitura significativa proporcionando situações diversificadas de leitura (escrita), 

• Promover a leitura em todos os segmentos da escola, incentivar e facilitar o acesso àqueles que têm ou gostariam de desenvolver o hábito de ler, 

• Instigar e incentivar àqueles que não têm a criá-lo; apreciar a leitura; conhecer vários gêneros  textuais; proporcionar o desenvolvimento das competências, habilidades e criatividade.

 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Distribuir livros para a realização do projeto;

• Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; 

• Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; 

• Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita. Estimular o desejo de novas leituras; 

• Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; 

• Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; 

• Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

4. PÚBLICO ALVO

Estarão envolvidos no projeto todos os alunos da Rede Pública Municipal de São Sebastião.

5. DURAÇÃO DO PROJETO

Durante o ano letivo  e  Atividade Programada dia 25 de agosto

No mês de agosto a Secretaria Municipal de Educação estará festejando o projeto “Na Onda da Leitura”.

O município de São Sebastião tem uma geografia diferente da maioria. Seus bairros estendem-se ao longo da costa litorânea com praias com ondas e temos como munícipe o Gabriel Medina e o nome do projeto de leitura é uma homenagem ao campeão de surf.

O projeto almeja  a autonomia e a proficiência em leitura e escrita dos nossos alunos que serão campeões surfando na “Onda da Leitura”.

6.  ENVOLVIDOS

• EDUCAÇÃO INFANTIL; (a partir do berçário I)

• ENSINO FUNDAMENTAL I;

• ENSINO FUNDAMENTAL II;

• EJA;

• FAMÍLIA;

• COMUNIDADE.

7. CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO

O projeto prevê uma formação com coordenadores multiplicadores/ professor. Após a formação inicial, e seguindo a perspectiva de HTPCs para a troca de experiências e novos modelos de trabalho pedagógico com livros paradidáticos.

8. GESTORES DAS UNIDADES ESCOLARES

Os gestores das Unidades Escolares terão papel fundamental para o sucesso do projeto, que será: 

• Apropriar-se do projeto, trabalhando em parceria com os professores e monitores;

• Divulgar o projeto na unidade escolar para os pais, demais professores e alunos;

• Incentivar os alunos a participarem das aulas de leitura e dar todo o respaldo necessário aos professores para a aplicação e o sucesso do projeto;

9. METODOLOGIA

Cada unidade escolar receberá acervos com títulos para cada ano/série.

10. AÇÕES / CRONOGRAMA

O projeto terá início em fevereiro onde cada Unidade Escolar elaborará seu projeto de leitura. Haverá cronograma de atividades de leitura bimestralmente, organização da sala de leitura nas unidades escolares que tiverem este espaço com cronograma de atividades e visitas, formação de coordenadores e professores sobre procedimentos de leitura.  A escola deverá organizar uma rotina diária de leitura com os alunos ( atividade permanente). Uma das ações bastante significativo deste projeto acontecerá na Festa do livro no dia 25 de agosto de 2018. Sendo que a culminância do Projeto acontecerá na II EXPOTEC.

Ações do desenvolvimento do projeto com a utilização dos 4 livros a serem trabalhados com os alunos/ circular 0089/2018

11. RECURSOS 

• Acervo de livros infanto-juvenil para o desenvolvimento do Projeto;

• Formação.

12. AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto acontecerá por meio relatórios e evidências conforme as orientações da circular 0089/2018.

13. BIBLIOGRAFIA

Referenciais Curriculares para Educação Infantil, Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF, 1998.  

Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.  

BAKHTIN,  Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes,1992.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto alegre: Artmed,1994. v.2.

KATO,Mary A. O aprendizado da leitura. 5ª ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes

Editora, 1999.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção de sentido. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2001.(Caminhos da linguística).

LOPES-ROSSI, Maria. G. O desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção de textos a partir de gêneros discursivos. In Lopes-Rossi, Maria .G. (Org.): Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de texto. Taubaté. Cabral Editora e Livraria Universitária,2002.p. 19-40.

 


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