Projeto Mulheres de Todos os Tempos é trabalhado na EM Prof.º Walfrido Maciel Monteiro no Morro do Abrigo

Notícias Projetos Projetos e Programas Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realiza desde o início deste ano, o projeto “Mulheres de Todos Tempos” com o objetivo de fomentar a perspectiva e proporcionar uma visão do mundo profissional aos alunos dos nonos anos da EM Prof.º Walfrido Maciel Monteiro, localizado no bairro do Morro do Abrigo, região central do município.

Neste sentido, o projeto propõe uma linha de trabalho voltada para pesquisa sobre mulheres de diferentes classes sociais, cujas atribuições vão desde importantes pesquisas cientificas até o reconhecimento da literatura feminina.

A iniciativa é liderada pela professora de língua portuguesa, Rosinea Garçon de Souza, e traz uma abordagem que permite trabalhar as disciplinas de Geografia, Arte, História e Matemática.

“Os projeto transpassa por narrativas que vão desce a mitológica Medusa à Marielle Franco e Priscila Siqueira, dentre outras personalidades de inigualável importância para a sociedade”, comenta a professora.

Neste ano, por exemplo, personalidades centrais como Maria Lenk, Zilda Arns, Enedina Alves Marques, Anne Frank, Tarsila do Amaral, Jaqueline Goes, Nise da Silveira, Alice Ball, Marie Currie, Imperatriz Leopoldina, Bertha Lutz e Marta Vieira, todas mulheres empoderadas, que foram pesquisadas pelos estudantes.

“Com este trabalho, desejamos que os horizontes de meninos e meninas sejam ampliadas para as diversidades do mundo, possibilitando-lhes ter visibilidade e poder para conquistas profissionais e pessoais”, ressaltou a professora Rosinea Garçon.

Filmes trabalhados

A fim de se contextualizar o tema central do trabalho, foram exibidos e trabalhados documentários, curtas e longas-metragens que trataram de experiências e vivências significativas para o entendimento e apropriação do assunto por parte dos estudantes.

Vida Maria – O curta-metragem relata a história de três gerações de mulheres de uma mesma família, são as “Marias”, que obedecendo a uma trajetória cíclica, cumprem seus destinos de forma silenciosa e inalterável.

Menina Espantalho – Em contraponto ao curta-metragem anterior, Menina Espantalho relata a trajetória de uma personagem que, com muita leveza, graciosidade e esperteza, conseguem romper um ciclo e dar nova trajetória à sua história.

Plan Internacional Brasil: Essa é a Minha Vez – O documentário registra a trajetória de nove meninas, de diferentes regiões do Brasil, selecionadas para participar de um Programa Internacional de amparo a meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos dos nonos anos realizando atividades do projeto “Mulheres de Todos Tempos” com o objetivo de fomentar a perspectiva e proporcionar uma visão do mundo profissional aos alunos dos nonos anos da EM Prof.º Walfrido Maciel Monteiro, localizado no bairro do Morro do Abrigo, região central do município. Fim da descrição.