Programa de Enriquecimento Curricular de São Sebastião concorre ao 36º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

O Programa de Enriquecimento Curricular realizado pela Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião foi selecionado para a etapa nacional do 36º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A premiação tem abrangência nacional e ocorre desde 1987. Neste ano, o concurso tem como temática “20 anos da Lei nº 10.639/2003: Educação, Democracia e Igualdade Racial”, em homenagem à lei que incluiu na grade curricular do ensino básico a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

A competição é composta por três etapas, sendo elas: habilitação, etapa estadual, e por último, a etapa nacional, na qual o município se classificou atualmente. A etapa nacional será conduzida pelo Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan, e terá duas fases: análise técnica e análise de mérito. O resultado final das ações vencedoras deve ser divulgado até 11 de dezembro.

Serão premiadas 12 ações de excelência no campo do Patrimônio Cultural brasileiro que apresentem abordagem universal dos temas educação, democracia e igualdade racial, realizadas parcial ou totalmente entre os anos de 2019 e 2022. Os vencedores serão contemplados com o valor de R$ 25 mil cada.

Programa de Enriquecimento Curricular de São Sebastião

O Programa de Enriquecimento Curricular promove a conscientização sobre temas históricos e culturais nas escolas municipais. Além disso, realiza capacitações para professores e fornece materiais específicos, assim como orientações sobre educação patrimonial relacionada à história e cultura sebastianense.

Entre as diversas atividades educacionais promovidas estão: oficinas, seminários, estudos de meio, intercâmbios e visitas monitoradas com estudantes, com destaque para importância da valorização cultural local de São Sebastião.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos de projetos realizados como parte Programa de Enriquecimento Curricular. Fim da descrição.