Profissionais de apoio à inclusão da rede municipal participam de palestras durante encontro técnico

Os profissionais de apoio à inclusão da rede municipal de São Sebastião participaram ontem (31) de uma série de palestras e workshops durante um encontro técnico promovido pela Associação Berçário Santana, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC).

O objetivo foi integrar os profissionais, promovendo um alinhamento quanto às questões institucionais e capacitando por meio de palestras sobre postura social, profissional, código de ética e comunicação no ambiente de trabalho; contexto histórico da educação inclusiva; vinculo e desenvolvimento; e quais são as principais deficiências e como lidar.

Para o profissional de apoio escolar, Braian de Souza, a capacitação foi importante para seu desenvolvimento profissional. “Eu gostei muito da formação, consegui ter uma visão ampla de como cuidar devidamente de uma criança especial.”, comentou.

Segundo Kaian Silva, a formação trouxe informações técnicas que condiziam com o cotidiano escolar, e conta seu principal aprendizado. “No geral achei todas as palestras bem didáticas. Fiquei feliz que abordaram outras deficiências pra além do TEA. Então o momento das especificações das outras deficiências e transtornos achei que agregou bastante.”

Profissional de Apoio à Inclusão

Vale ressaltar que os acompanhantes de apoio à inclusão atuam na Educação Especial e desenvolvem trabalhos com crianças com deficiências, introduzidas no contexto escolar da educação regular, e oferecem apoio às atividades de comunicação, interação social, locomoção, alimentação e cuidados pessoais nas escolas municipais.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos do encontro técnico com os profissionais de Apoio à Inclusão, realizado no Teatro Municipal, nesta terça-feira (31). Fim da descrição.