Em parceria com o Sebrae, alunos da EJA de São Sebastião concluem curso Jovens Empreendedores

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de São Sebastião concluíram, na última semana, duas formações do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria inédita com a Prefeitura, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).

Na Escola Municipal Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga, as turmas finalizaram o curso de Eco Papelaria, com participação em uma oficina de papel reciclado, realizada, na quarta-feira (10), pelas artesãs da empresa Papel do Quintal, Carmem Lúcia Prado e Leila Prado. Durante a atividade, os alunos aprenderam sobre o passo a passo da elaboração do papel de maneira artesanal.

Já os estudantes da Escola Municipal Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, encerraram, na última sexta-feira (12), o curso O Mundo da Ervas Aromáticas, com a confecção de vasos e expositores para as mudas plantadas durante o desenvolvimento do projeto, realizado entre setembro e novembro deste ano, e ministrado por professores da rede formados no curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

Com o objetivo de incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios, o JEPP proporciona aos estudantes a concretização de projetos em sala de aula, quando cada turma é protagonista, planeja, trabalha em equipe e, ao final, cria suas próprias empresas e comercializa produtos. A partir de 2022, a iniciativa também será ofertada para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) da rede, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores e o protagonismo juvenil.

A parceria firmada entre a Prefeitura e o Sebrae, em agosto deste ano, proporcionou ainda a realização do curso “Descomplique – Primeiros Passos”, do Programa “Empreenda Rápido”, no último mês de setembro. Ao todo, cerca de 300 alunos da EJA participaram da capacitação sobre temas como empreendedorismo, ideia de negócios, marketing, finanças e formalização.

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)