Profissionais da educação municipal participam da aula inaugural sobre ‘Pedagogia de Emergência e Pedagogia do Trauma’

Profissionais da rede municipal de ensino participaram da primeira aula presencial da formação em “Introdução à Pedagogia de Emergência e Pedagogia do Trauma” realizada no último sábado (03) na EM Prof.ª Patricia Viviani Santana, da Topolândia.

A capacitação é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a Associação da Pedagogia de Emergência e apoio da ONG Visão Mundial.

Durante a aula foram abordados os princípios da pedagogia de emergência, uma metodologia criada pelo professor alemão Bernd Ruf, que utiliza o método Waldorf para lidar com situações extremas como catástrofes naturais, violência física e emocional ou no auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A metodologia tem como foco fortalecer a resiliência de crianças e jovens após eventos traumáticos.

Em seguida os participantes foram divididos em grupos para participar de vivências como pintura em aquarela, musicoterapia, expressão corporal e manipulação de objetos para transformar em brinquedos não estruturados. Todas essas atividades possuem um viés terapêutico e visam ajudar a se conectar com os estudantes por meio de novas práticas e brincadeiras educativas.

A capacitação ocorre até agosto, sendo ofertadas aulas on-line e presencial conforme cronograma estabelecido previamente entre a SEDUC e a Associação da Pedagogia de Emergência.

#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos mostra momentos das vivências realizadas durante a aula prática da formação em “Introdução à Pedagogia de Emergência e Pedagogia do Trauma”. Fim da descrição.