Escolas e creches de São Sebastião realizam atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente

As escolas e creches municipais de São Sebastião realizaram uma série de atividades promovendo conscientização e preservação ambiental em alusão à Semana do Meio Ambiente, que começou na segunda (5) e encerrou nesta quarta-feira (7). Com uma programação diversificada, as unidades escolares buscaram envolver os estudantes em atividades práticas e educativas.

Entre as ações promovidas pelas escolas estão o teatro, abordando sobre os cuidados com o meio ambiente e ensinando de forma lúdica sobre a importância da preservação da natureza. Foi realizado também plantio de mudas, contribuindo para o reflorestamento e a conservação das áreas verdes do município.

A leitura de livros sobre meio ambiente foi incentivada, proporcionando aos alunos o conhecimento e a reflexão sobre questões ambientais. Músicas, rodas de conversa e a exploração do ambiente foram atividades também desenvolvidas, estimulando a criatividade e a conexão com a natureza.

A arte se fez presente com um painel coletivo de desenho, no qual os estudantes utilizaram recursos naturais para expressar suas ideias sobre o meio ambiente. A pintura e a confecção de bonecos ecológicos também foram oportunidades para os alunos manifestarem suas visões sobre a importância da preservação.

Além disso, a compostagem e a reciclagem foram temas abordados e colocados em prática. Os alunos aprenderam sobre a importância da separação adequada dos resíduos e do reaproveitamento de materiais.

Uma iniciativa destacada foi a produção de bolas de semente do Projeto RegenerAção. Por meio dessa atividade, os estudantes aprenderam a fazer bolas compostas por sementes envoltas em uma mistura de argila e adubo que podem ser plantadas nas hortas e espaços escolares.

Algumas escolas realizaram ainda ações de limpeza de rios, praias e mangues, promovendo a conscientização sobre a importância de manter esses ambientes livres de poluição.

Encerrando a Semana do Meio Ambiente, alunos de Boiçucanga e Barra do Una participaram de uma vivência ambiental no espaço Kayssá, em Boiçucanga. Foram realizadas oficinas de argila e panelas de barro, roda de conversa e apresentação dos alunos do projeto Garoçá sobre as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU), culminando em uma caminhada de conscientização para coletar lixos na Estrada do Cascalho.

Segundo a secretária da Educação, Marta Braz, as escolas fizeram um excelente trabalho com os alunos. “Essas atividades refletem o nosso compromisso em promover a educação ambiental e a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente. O envolvimento dos estudantes nessas ações fortalece o senso de responsabilidade e cuidado com o planeta, contribuindo para um futuro mais sustentável e equilibrado”.

#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos mostra alunos participando de atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente nas escolas. Fim da descrição.