Professores da rede municipal de São Sebastião participam de curso de aperfeiçoamento em tecnologias digitais

Teve início neste mês de maio, o curso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), oferecido pela Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião, para professores da rede municipal de ensino. O objetivo é aperfeiçoar e fortalecer a relação entre a prática pedagógica e a utilização de ferramentas digitais aplicadas ao contexto da educação.

Ao todo, 235 professores estão inscritos na formação, que acontece em cinco módulos, ministrados para turmas de nível básico e intermediário, totalizando 30 horas de curso. As aulas são realizadas quinzenalmente, de forma on-line, às quintas-feiras, nos períodos da manhã, tarde e noite, até setembro deste ano. O Módulo 2 terá início dia 10 de junho e o segundo encontro está previsto para o próximo dia 24.

Para a professora Rosineia Garçon de Souza, o uso pedagógico dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar é essencial nos dias atuais. “Estou aprendendo muito com o curso, pois tinha certa dificuldade com alguns conteúdos, mas agora já me sinto mais preparada e motivada para continuar estudando para dinamizar minhas aulas remotas. Agradeço a todos pela iniciativa”, comentou a docente da EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro.

Entre os conteúdos trabalhados no curso, estão ferramentas do Google, como Drive, Slides, Forms, Planilhas, Docs e Jamboard, os recursos de videoconferência Zoom e Meet, o editor de vídeo Screencastify, além da plataforma de aprendizagem Kahoot!, entre outros recursos que contribuem com as práticas de ensino e metodologias educativas.