Prefeitura qualifica mais de 200 profissionais de apoio à inclusão em parceria com OAB de São Sebastião

Blog Educação Inclusiva Educação Inclusiva Notícias Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a OAB São Sebastião (136ª Subseção) realizou no último sábado (25), no Teatro do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro), na região central, e no domingo (26), no Hotel Pousada Tambayba, no bairro de Maresias, Costa Sul do município, das 9h às 17h, uma capacitação voltada às Práticas Educacionais Baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com a formação de mais de 200 profissionais que atuam como apoio à inclusão na rede municipal de ensino, com aprofundamento no tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com métodos científicos comprovados, a qualificação foi conduzida pela palestrante e mestra em psicologia, Ana D’arc Moreira Arcanjo.

Vale ressaltar que a iniciativa acontece através da Comissão de Defesa da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista da OAB do município.

Para a secretária da educação, Marta Braz, as qualificações e as parcerias devem ser valorizadas e ampliadas.

“Realizamos mais uma qualificação em parceria com a OAB de São Sebastião. Temos ampliado as conexões e com isso ofertado ainda mais qualificação aos nossos profissionais. Não vamos parar. Agradeço a Dra. Jaquelline e a Dra. Débora pelo empenho e parceria em mais uma ação concluída”, comentou a gestora.

Transtorno do Espectro Autismo (TEA)

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

#PraTodosVerem: sequência de imagens mostra qualificação com os profissionais de apoio à inclusão que aconteceu neste final de semana em parceria com a OAB de São Sebastião. Fim da descrição.