Prefeitura já entregou mais de 100 mil kits de alimentação a alunos da rede municipal de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), já soma 110.260 mil ‘kits de alimentação’ entregues a famílias de alunos da rede municipal desde abril de 2020, como ação emergencial que substitui a merenda escolar durante a suspensão das aulas presenciais frente à pandemia da Covid-19.

Nesta segunda-feira (21), foi iniciada a nova fase de entrega com mais de 15 mil kits em todas as escolas e creches do município. São oferecidos produtos segundo orientações da equipe de nutricionistas da SEDUC, incluindo itens como arroz, feijão, macarrão, leite, molho de tomate, óleo, açúcar, biscoito, entre outros componentes considerados no cardápio da alimentação escolar. O prazo máximo para retirada dos itens é até 12 de julho.

Siliane Maria Martiniano, mãe de aluno matriculado na EMEI Tereza Mota Santos “Reino da Alegria”, da Topolândia, falou sobre a importância da iniciativa. “Esse kit me ajuda muito no dia a dia para garantir uma alimentação de qualidade para o meu filho. São produtos muito bons e que eu consigo utilizar em várias refeições”, relatou.

Os kits atendem os estudantes matriculados em todas as etapas de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), envolvendo ainda a distribuição de kits adaptados para alunos com restrições alimentares, como doenças celíacas, intolerância à lactose, diabetes, entre outras patologias associadas.

Para Camila Balbina Lopes, que tem dois filhos na rede, sendo um na Creche Débora Tavares Bahia, do Jaraguá, e outro na EMEI Pônei Azul, da Enseada, os kits vieram em boa hora. “No momento, somente o meu esposo está trabalhando, então com os kits nós ganhamos um reforço importante na alimentação das crianças”, comentou.

“O kit é essencial para complementar à alimentação do meu filho, permitindo que não falte nada que ele precisa como o achocolatado zero açúcar e a bebida vegetal”, disse.

A retirada dos produtos, elaborados para atender, em caráter suplementar, as necessidades nutricionais dos estudantes, acontece de acordo com cronograma organizado pelas unidades escolares, que informará aos pais e/ou responsáveis de alunos, por telefone, WhatsApp e outros canais de comunicação, a data e horário de entrega dos produtos.

Como medida de proteção contra a Covid-19, recomenda-se o comparecimento de apenas um dos responsáveis pelo aluno, usando máscara e portando um documento de identificação. Caso não seja possível se apresentar dentro da programação determinada, o responsável deve entrar em contato com a administração da escola ao qual o aluno pertence para realizar um novo agendamento.