NOTA OFICIAL – Secretaria da Educação de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Saúde (SESAU), esclarece que, diferentemente da informação que circula nas redes sociais, não foram notificados casos de Covid-19 entre alunos da rede pública municipal de ensino, até o presente momento.

Desde o início da retomada das aulas presenciais, no último dia 2 de agosto, a SEDUC e os órgãos de saúde do município vêm atuando com responsabilidade para garantir a segurança de estudantes, professores e colaboradores, por meio de um rigoroso protocolo sanitário, que visa reduzir as chances de propagação da doença dentro das unidades escolares.

As equipes gestoras seguem uma série de orientações e medidas para identificar, monitorar e isolar casos suspeitos no âmbito escolar. Os alunos, professores e colaboradores com sintomas sugestivos de Covid-19 devem procurar imediatamente atendimento médico e, caso necessário, realizar o afastamento temporário das atividades presenciais.

O protocolo, adotado por todas as escolas e creches, inclui comunicar à Vigilância Epidemiológica na ocorrência de dois ou mais casos de síndrome gripal entre os estudantes e funcionários, testados positivamente e com vínculo epidemiológico (entre o mesmo período de transmissão), para rastreamento e isolamento dos contactantes diretos, além de outras diretrizes implementadas de forma integrada entre Educação e Saúde.

Para além dessas ações, está prevista a investigação de surto com testagem de indivíduos assintomáticos da comunidade escolar, a exemplo do que aconteceu na Creche Diva Bernardino e EMEI Mundo Encantado, do Canto do Mar, no último dia 23 de novembro, com a realização de teste de antígeno em 30 funcionários das unidades, obtendo resultados negativos em todos os casos. Com o mesmo grupo, a SESAU realizou ainda a coleta de amostras respiratórias para exame molecular (RT-PCR).

Segundo a diretora de Ensino da Educação, Rosana Salvini, o engajamento das famílias é fundamental para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade escolar. “Os pais também devem se comprometer a não levar o aluno para a escola caso a criança apresente sintomas gripais, além de procurar atendimento na unidade de saúde. Manter a segurança nas escolas depende das boas ações de cada um de nós”.

Com mais de 90% dos profissionais da educação vacinados, o uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura, higienização constante dos ambientes e mãos seguem em vigor.

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)