Educadores da rede municipal de São Sebastião participam de evento sobre educação empreendedora promovido pelo Sebrae-SP

Os coordenadores e supervisores pedagógicos do Departamento de Ensino da Secretaria da Educação (SEDUC), da Prefeitura de São Sebastião, participaram do “Encontro para Dirigentes e Educadores do Ensino Fundamental”, promovido de forma virtual pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae-SP, nesta terça-feira (22), com o objetivo de discutir o empreendedorismo infantojuvenil.

Durante o evento, com participação de mais de 9.000 profissionais da educação, foram apresentados conteúdos sobre empreendedorismo e soluções do Sebrae que podem ser trabalhados entre os alunos, a fim de mostrar que a educação empreendedora ajuda no desenvolvimento de competências integradas à construção de projetos de vida, colabora para o desenvolvimento integral de estudantes, estimula o protagonismo juvenil, oferece soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores.

O encontro contou com a participação do gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae-SP, Paulo Henrique Barroso Menezes, e palestra do psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, que também é consultor em comportamento, educação e família.

A coordenadora pedagógica da SEDUC, Gleici Sanches Alegri, comentou sobre a iniciativa. “A palestra do Rossandro sobre a importância do equilíbrio emocional para o empreendedor, sob o ponto de vista educacional, foi pontual em relação à utilização da inteligência emocional nessa nova rotina de estudos que estamos vivenciando”, destacou.

Empreendedorismo na rede municipal

No município, a disciplina de Empreendedorismo passou a integrar a matriz curricular da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA I) em 2020, juntamente com Língua Inglesa e Artes. Os alunos contam ainda com apoio de jogos de raciocínio, do programa MenteInovadora, que por meio de exercícios estimulam os alunos a experimentarem, em um contexto controlado, situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como a empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe.