Prefeitura investe em Educação de Jovens e Adultos com projetos e cursos de capacitação

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), tem investido na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a ampliação do número de polos educacionais e de vagas, com capacitações para o corpo docente e a promoção de cursos que auxiliam na carreira profissional dos alunos.

Em 2022, mais dois polos de EJA foram abertos – um na EM Prof.ª Joana Alves dos Reis (Canto do Mar) e outro na EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida (Juquehy) – adicionando mais 200 vagas à rede de ensino, que já contava 200 vagas dos polos de EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana (Topolândia) e EM Prof. Antonio Luiz Monteiro (Boiçucanga).

As matrículas para a EJA estão abertas nos quatro polos até o dia 31 de março – até um o momento, aproximadamente 200 vagas foram preenchidas.

SEDUC em parceria com o SEBRAE

A iniciativa visa capacitar professores do EJA com conteúdos de empreendedorismo, articulados com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, de forma que possam ser aplicados em sala de aula. Assim, busca-se despertar no público escolar o interesse em pensar de forma criativa e inovadora o seu projeto de vida e de carreira.

A partir de maio, o SEBRAE Descomplique, curso que auxilia potenciais  empreendedores a efetivar sua ideia de negócio e a se formalizar, será disponibilizado a cerca de 200 alunos do EJA.

Projeto do Lixo ao Luxo

Aplicado pelavoluntária Márcia Maria da Costa, da Associação Paúba, o projeto ensina a fazer artesanatos com materiais recicláveis, produtos que podem vir a se tornar fonte de renda para os alunos. O projeto tem previsão para início a partir de abril.

Projeto Inclusão Digital

Idealizada pela coordenadora da EJA, Prof.ª Gleici Sanches Alegri, em parceria com o professor de Língua Inglesa, Lucas Marques, o projeto será desenvolvido ao longo de quatro meses, em quatro encontros presenciais, um em cada unidade escolar por semana. O objetivo é oferecer aos alunos mais autonomia na utilização de equipamentos tecnológicos e no uso da internet.

Formação Pedagógica

A SEDUC investe na formação aos coordenadores e professores, com encontros mensais, ministrada pela equipe de formação da Educação.  Simultaneamente, palestras são dadas aos alunos, que conta também com a participação de entidades parceiras.

Entre os assuntos já abordados, temos explicações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), prevenção à obesidade e comportamento alimentar. Estão programadas ações sobre o Maio Amarelo e o trânsito; racismo; tecnologia e a internet; sustentabilidade, compostagem, e uso energético e hídrico; Outubro Rosa, Novembro Azul e cuidados com a saúde.

Também será desenvolvido com os alunos do EJA o Projeto Jovem em Atuação, coordenado pela Prof.ª Kaylla Prado. O projeto será realizado com encontros mensais por meio de oficinas e alinhamento das ações.

#PraTodosVerem: fotos que mostram a aula de inclusão digital aos alunos da EJA. Fim da descrição.