Educação realiza Avaliação Externa para alunos da rede municipal de ensino

A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião, com a preocupação em continuar garantindo o direito a um ensino de qualidade a todos os estudantes da rede municipal, realiza a Avaliação Externa do 1º semestre de 2021, até esta sexta-feira (2), com o objetivo de identificar as aprendizagens já consolidadas pelos estudantes e aquelas que ainda necessitam de maior atenção, considerando o contexto de ensino remoto.

Para elaboração da avaliação foram considerados o Currículo Paulista, as matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as habilidades prioritárias previstas no Plano Municipal de Ensino. Os resultados da avaliação contribuirão para nortear o planejamento das ações pedagógicas para o 2º semestre deste ano, buscando diferentes alternativas de apoio e fortalecimento das escolas.

A avaliação será por amostragem e aplicada no formato impresso e/ou digital, contemplando turmas da Educação Infantil (Maternal II e 2ª Etapa), além do Ensino Fundamental, com turmas de 3º e 5º ano dos Anos Iniciais, considerando as habilidades prioritárias do 1º e 2º bimestre em Língua Portuguesa e Matemática. Para os Anos Finais, serão contemplados os alunos de 7º e 9º ano, e a avaliação será composta por todos os componentes curriculares, também levando em conta as habilidades prioritárias do 1º e 2º bimestre. O formulário da prova deverá ser preenchido pelo aluno ou responsável.

Na Educação para Jovens e Adultos (EJA), a aplicação será para os termos finais dos dois ciclos, sendo que no Ciclo I serão considerando as habilidades prioritárias do 1º e 2º bimestre em Língua Portuguesa e Matemática, já no Ciclo II as habilidades prioritárias de todos os componentes curriculares. A partir das respostas, a correção será feita automaticamente no sistema, gerando uma planilha com os dados referentes aos níveis de proficiência dos alunos.

Ao todo, cerca de 4.800 estudantes devem participar das avaliações. A prova de produção escrita deverá ser feita pelo aluno exclusivamente na forma impressa e devolvida à escola para correção e lançamento em planilha específica que será encaminhada posteriormente. A correção da produção escrita e lançamento dos dados deverão ser realizados pelos professores ou equipe gestora, conforme orientação da SEDUC.