Prefeitura de São Sebastião realiza capacitação EAPI para coordenadores do município

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), concluiu nesta terça-feira (12), o treinamento da Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância (EAPI), que possui como proposta promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos.

Iniciado na última quarta-feira (6), o treinamento da EAPI é uma etapa dentro do Projeto Qualificação Direta em Primeira Infância, realizado em parceria com a SEDUC, Petrobras e em conjunto com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Presente também em outros 14 municípios brasileiros, a EAPI é um instrumento de avaliação da qualidade de ambientes e experiências ofertadas e vivenciadas pelas crianças na Educação Infantil. Ao todo, mais de 20 coordenadores que trabalham com a Primeira Infância, associados com as secretarias de Educação e de Saúde, participaram da capacitação.

“Achei o curso muito interessante. O conteúdo que o projeto apresenta sobre a observação de oportunidades de aprendizagens nas diferentes dimensões que compõem a Educação Infantil é bastante completo. Podemos esperar então, a partir desse aprendizado, a melhora da qualidade na educação infantil”, relata a supervisora de ensino Erika Palumbo.

São Sebastião pela Primeira Infância

A valorização da Primeira Infância é fundamental para o desenvolvimento das potencialidades da criança, respeitando a sua individualidade e colocando-a como protagonista de sua história. O Governo Municipal está envolvido em uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos, ao desenvolver diversos projetos, ações e serviços nas redes de saúde, educação e assistência social, em atenção à Lei Municipal nº 2.684/2019, que dispõe sobre Política Pública Integrada para a Primeira Infância no município.

*Com supervisão de Rafael Rodrigues