Boletim: Prefeitura de São Sebastião prepara volta às aulas após tragédia no município (3/3/2023 – 17h)

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), está preparando as escolas municipais para receber os alunos para volta às aulas que ocorrem na próxima segunda-feira (6), após a tragédia que assolou o município no dia 19 de fevereiro.

As unidades escolares que abrigavam pessoas atingidas pelas chuvas já estão sendo transferidas para hotéis e pousadas parceiras, com estadia financiada pelo Governo do Estado de São Paulo. Foram desmobilizados na última quinta-feira (2) o Instituto Verdescola e a EM Henrique Tavares de Jesus, ambas de Barra do Sahy. Nesta sexta-feira (3) o processo ocorreu na Creche de Barra do Sahy e segue em outras unidades escolares de Juquehy.

As unidades esvaziadas já passaram por ações de limpeza, manutenção e organização, assim como outras escolas e creches que sofreram algum estrago pelo temporal, tudo para que possam receber os estudantes nas melhores condições no retorno à sala de aula.

Ensino remoto

Para atender os alunos que não possam comparecer a escola, a Secretaria da Educação preparou um planejamento de ensino remoto como no período de pandemia, utilizando um caderno de atividades atualizado para o contexto atual, livros didáticos e roteiros de estudos, que serão entregues aos estudantes que não conseguem comparecer às escolas.

Os estudantes da EM Profª Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, escola mais afetada no município, a princípio serão atendidos em outro local de forma plantonista e em regime de escalonamento para que tenham contato com professores e equipe gestora.

Transporte escolar

Também será realizado um mapeamento em conjunto com as escolas para entender a necessidade de mudanças nas rotas do transporte escolar e assim garantir que os estudantes afetados que precisaram se mudar cheguem nas suas respectivas unidades de ensino.

200 dias letivos

Para garantir os 200 dias letivos obrigatórios previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a SEDUC reorganizou o calendário escolar do município, utilizando uma semana do recesso de julho agora no período de 27 de fevereiro a 3 de março para abrigar as famílias afetadas e reorganizar as escolas.

200 dias letivos

Assistência psicológica

A Secretaria da Educação conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e outros profissionais para atender as crianças e adolescentes atingidos pelas catástrofes. Além desses, a SEDUC realiza parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social (SEDES) e Saúde (SESAU) para mapear e realizar o atendimento dos estudantes.

Segundo a Secretária da Educação, Marta Braz, a volta às aulas é a oportunidade de ter um panorama melhor da situação dos estudantes e de suas famílias. “Com os alunos de volta às escolas, poderemos acolhê-los e identificar as suas necessidades, apoiando no que for necessário para passar por esse momento traumático que foi vivenciado, como também continuar garantindo o seu acesso à educação.”, afirma a gestora.

#PraTodosVerem: sequência de duas fotos mostra Prefeito Felipe Augusto, Secretária da Educação Marta Braz e colaboradores da Prefeitura vistoriando a EM Profª Nair Ribeiro de Almeida. Fim da descrição.