Prefeitura de São Sebastião realiza 13ª edição de Festival Estudantil de Teatro com programação online

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC), realiza de 15 a 17 de dezembro, em formato online, a 13ª edição do FestArt – Festival Estudantil de Teatro de São Sebastião, que tem como objetivo fomentar o movimento teatral nas escolas do município.

Com textos dramáticos adaptados e autorais, o evento traz a apresentação de oito peças curtas, de até 25 minutos, preparadas por professores e alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal. Os esquetes poderão ser vistos pelo público, simultaneamente, por meio dos canais do YouTube e páginas do Facebook da Fundação e Educação.

A abertura do FestArt terá início às 19h, com a exibição de uma adaptação do clássico “O Doente Imaginário”, de Molière, interpretada por alunos e ex-alunos do projeto ‘Jovens em Atuação’ da SEDUC. O segundo dia de festival contará com as montagens de “Bichos, Bichos, Venham a Minha Festa”, “O Vencedor pela Leitura” e “Sonhos de uma Noite de Verão”, a partir das 13h de quinta-feira (16).

No terceiro e último dia de programação, os estudantes encenarão as obras “Bom Dia Todas as Cores”, “O Grande Rabanete”, “No Brasil, tem Natal” e “O Sonho de Bitita”, na sexta-feira (17), das 13h às 16h. Ao todo, a iniciativa contará com a participação de aproximadamente 200 estudantes, além de 12 professores – responsáveis por preparar os jovens, pela confecção de texto, produção de cenário e outros processos importantes para a realização dos espetáculos.

Para a secretária da Educação, Marta Braz, o evento é de extrema importância para o calendário cultural de São Sebastião. “Certamente, essa experiência marcará a trajetória dos jovens participantes, pois esse é o papel que a arte tem em nossas vidas. Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse projeto, retomado em 2019 após mais de 10 anos, e que agora também supera novos desafios”, lembrou Marta.

Além de certificados, o festival oferecerá a possibilidade de produção de uma peça em sua totalidade para mostra na edição do FestArt de 2022. A cerimônia de premiação será no dia 20 de dezembro, às 19h, pela plataforma Google Meet.

Programação do FestArt 2021

Quarta-feira (15)

19h – Cerimônia de abertura e apresentação de “O Doente Imaginário” – projeto ‘Jovens em Atuação’

Quinta-feira (16)