Educação qualifica profissionais para atuar com novo ambiente virtual de aprendizagem

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), qualificou, na última segunda-feira (27),  no auditório do Sindicato do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro), profissionais da educação que atuarão com o novo ambiente virtual de aprendizagem e também como multiplicadores de conhecimento perante tal ambiente, que será utilizado nas unidades escolares do município.

Na ocasião, os educadores puderam ter uma ideia de como a nova ferramenta funcionará para ampliar ainda mais as oportunidades de ensino e aprendizagens e o desenvolvimento da cultura digital em nossa rede.

Vale ressaltar que a nova plataforma trabalha com toda a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como do Currículo Paulista.

Foram demonstradas as potencialidades do ambiente de aprendizagens, o sistema de avaliações, as formas de compartilhamento e criação de aulas e atividades, tanto para o ensino regular quanto para as atividades de reforço escolar, que podem ser ofertadas em contraturno.

Também foram apresentadas e discutidas as possibilidades para a gestão e análise de dados e criação de relatórios personalizados, conforme as demandas da SEDUC.

Outra novidade apresentada é que agora tanto a gestão quanto o professor podem aplicar avaliações, correspondentes aos diferentes tipos de aula que podem ser criadas ou mesmo quando o objetivo for a aplicação de avaliações diagnósticas em toda a rede de ensino.

Ainda sobre o sistema de avaliações, ficou demostrado que é possível cruzar informações sobre as habilidades do currículo paulista e BNCC e, a partir delas, orientar o planejamento de ações que visem ao desenvolvimento dos alunos, de maneira ainda mais qualificada.

Já neste início, os professores contarão com mais de 350 aulas disponíveis no ambiente de aprendizagem virtual, com possibilidade de ampliação com aulas que podem ser produzidas no Centro de Mídias da SEDUC, o primeiro na região. Contarão ainda com mais de 600 questões dentro do sistema de avaliações integrado.

Também foi apresentado  o Apus Creator, uma das funcionalidades do sistema, para a criação de aulas interativas  que, aliado ao sistema de avaliações, integra o ambiente virtual de aprendizagem e  permite a criação e compartilhamento de avaliações diagnósticas, provas e atividades on-line, impressas ou em PDF, além de correções on-line.

Por fim, a empresa esclareceu dúvidas e mostrou a integração à SED,  Secretaria Escolar Digital, o que facilitará o processo de registro de alunos e professores.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra treinamento realizado com os profissionais da educação que vão atuar como ambiente virtual na rede de ensino. O encontro foi realizado na última segunda-feira (27), no Teatro do Sindipetro, na região central do município. Fim da descrição.