Escolas municipais de São Sebastião registram cerca de 90% de participação dos alunos nas provas do Saeb 2021

As escolas da rede municipal de São Sebastião encerraram, nesta terça-feira (7), a aplicação das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, com a participação de 1.981 estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental – 89,67% do público-alvo.

No município, a avaliação iniciou no último dia 22 de novembro, ocorrendo em formato impresso e presencial em 23 escolas da rede pública, a partir de testes com 22 questões de Língua Portuguesa e outras 22 de Matemática, além de questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e à secretária da Educação.

Segundo o supervisor de ensino da Secretaria da Educação (SEDUC), Silas Barreto, também um dos responsáveis pela organização do Saeb na rede municipal, o engajamento da comunidade escolar foi de extrema importância para a adesão das turmas. “O alto índice de participação revela que o trabalho que vem sendo executado pela Educação, pelas equipes gestoras, professores, famílias e alunos, tem sido de excelência”, afirmou Barreto.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizado a cada dois anos por amostragem de alunos, que permite a realização de diagnósticos da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A partir do resultado, o Ministério da Educação (MEC) e as unidades escolares podem definir ações e direcionar recursos para melhorar o aprendizado dos estudantes.

Os resultados preliminares das escolas participantes do Saeb 2021 poderão ser acessados, por meio de sistema on-line disponível no Portal do Inep, pelos diretores escolares em até 190 dias, após a realização das provas. A divulgação dos resultados finais por escola, município, estado e país pode levar até mais 90 dias depois desse primeiro prazo.

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)