Prefeitura de São Sebastião incentiva escolas da rede municipal a aderirem ao programa nacional de Educação Financeira

A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião aderiu e está apoiando a inscrição das escolas municipais ao programa Aprender Valor, iniciativa do Banco Central do Brasil que estimula o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à Educação Financeira e Educação para o Consumo para gestores, professores e estudantes do Ensino Fundamental, dentro das aulas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas.

O representante da unidade escolar tem até o próximo dia 31 de julho para se inscrever no programa. Na prática, a ação vai apoiar os professores com a realização, via plataforma online, de formações para levar a educação financeira à sala de aula, além de um conjunto de projetos escolares para os nove anos do Ensino Fundamental. As equipes gestoras também serão contempladas com formações específicas.

Com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, os projetos escolares são compostos por sequências didáticas que trazem a Educação Financeira aplicada de forma transversal e integrada a componentes curriculares obrigatórios, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é que os estudantes passem a ter uma relação sustentável e consciente com o uso do seu próprio dinheiro.

O programa vem sendo implementado desde o início de 2020, em caráter experimental (fase piloto), em escolas selecionadas de cinco estados (Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná) mais o Distrito Federal. A partir de 2021, a iniciativa entra em fase de expansão nacional, possibilitando que outras escolas e redes municipais e estaduais de educação tenham acesso aos recursos do programa.

Adesão e passo a passo

Para participar do Aprender Valor, a escola precisa confirmar adesão no site https://aprendervalor.caeddigital.net/.

O acesso à plataforma ocorre via código Inep. O passo a passo está disponível no link https://bit.ly/36VENA7.