Prefeitura de São Sebastião forma 411 estudantes no Programa Bombeiro na Escola

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou, nesta segunda-feira (13), a primeira formatura do Programa Bombeiro na Escola, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A entrega dos certificados aconteceu na Arena Esportiva da Topolândia “Amaro Buarque Sampaio”.

Na ocasião, 411 alunos do 8° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Professora Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, Professor Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo, Professora Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, e Henrique Botelho, da Vila Amélia, foram certificados pelo programa, que tem como objetivo educar crianças e jovens para uma cultura de prevenção e redução de acidentes.

“O Corpo de Bombeiros agradece a Prefeitura pelo apoio em promover esse importante programa de prevenção nas escolas, cujo resultado nós veremos em breve, com a diminuição de ocorrências e dos acidentes de forma perene, e não eventual, uma vez que essas crianças estarão educadas e esse conhecimento adquirido se mantém para sempre. Estamos sempre à disposição. O beneficiário, com certeza, será toda a nossa sociedade”, destacou o Capitão PM Newton Krüger Tallens Junior, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros no Litoral Norte.

As turmas participaram de uma formação educativa sobre noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, noções de salvamento, entre outras técnicas, com orientações do Bombeiro Educador Cabo PM Silva Costa e apoio de material didático específico. O curso foi ministrado entre os meses de agosto e outubro deste ano.

Para a aluna da escola Walfrido Maciel Monteiro, Raissa Rodrigues de Jesus, 14 anos, os ensinamentos do curso serão levados por toda a vida. “Eu aprendi sobre técnicas de primeiros socorros, como e quando acionar os Bombeiros, prevenção de afogamentos e muitos outros aprendizados importantes que pretendo seguir e compartilhar com os meus amigos e em casa”, comentou a adolescente.

O programa terá continuidade no ano de 2022, quando atenderá educandos dos Anos Iniciais (4° e 5º ano) e Anos Finais (8° e 9º ano), mediante exercícios práticos e palestras teóricas no contraturno das aulas, que, essencialmente, também promovem o desenvolvimento do senso de responsabilidade e de cidadania. Ao todo, a Educação espera atender cerca de 4.800 estudantes da rede.

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)