Prefeitura de São Sebastião comemora o Dia do Indígena em Festival na Aldeia Rio Silveiras

Em comemoração ao Dia do Indígena, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Educação (SEDUC) e Turismo (SETUR), além da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), participaram do Festival Indígena na Aldeia Rio Silveiras, que reuniu indígenas, figuras públicas e estudantes da rede de ensino municipal, nesta terça-feira (19).

O Festival, que acontece anualmente com o objetivo de aproximar a população do povo Guarani, iniciou com a abertura cerimonial oficial, no qual o Pajé Liveis, e o Cacique Adolfo e o vice-cacique Mauro recepcionaram os visitantes e agradeceram por mais um ano de celebração.

Durante o evento, aconteceram atividades culturais como: apresentações tradicionais de canto, arco e flecha, caminhada monitorada pela aldeia, realização de pintura corporal e o comércio de artesanatos feitos pelos indígenas da tribo.

Num ambiente de socialização, as escolas e alunos do município tiveram a oportunidade de prestigiar a celebração, podendo conhecer e desfrutar da cultura, costumes, arte e culinária típica.

Os interessados podem aproveitar o festival até o dia 23 deste mês. A Aldeia Rio Silveiras fica localizada na Av. Tupi Guarani, no bairro Boraceia, na Costa Sul do município.

Para a secretária da Educação, Marta Braz, é essencial a interação dos alunos da rede de ensino com o dia da visibilidade indígena.

“O povo indígena merece toda nossa consideração e respeito. Esse mês nos propicia criar laços de amizades, além de experiências culturais para os nossos alunos”, comentou a gestora.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra Festival Indígena na Aldeia Rio Silveira, em Boraceia, Costa Sul de São Sebastião. Fim da descrição.

*Com supervisão de Rafael Rodrigues