Prefeitura de São Sebastião entrega certificados do projeto Samuzinho na Escola para estudantes da rede municipal

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e Saúde (SESAU), e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou, nesta segunda-feira (25), a entrega dos certificados de participação do ‘Projeto Samuzinho na Escola’ para cerca de 180 alunos da rede municipal de ensino.

A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal e celebrou a conclusão das capacitações que conscientizam os alunos sobre a importância do uso correto dos serviços oferecidos pelo SAMU. De maio a setembro deste ano, mais de 1 mil alunos de 4º ano da rede municipal foram treinados sobre situações emergenciais. As formações contaram ainda com a parceria da Faculdade de São Sebastião (FASS) e seus estudantes de enfermagem.

A coordenadora do SAMU no Litoral Norte e diretora de Urgência e Emergência, Mara Abreu, comentou sobre a importância do Samuzinho na Escola. “Com este projeto, conseguimos realizar uma ação de grande importância no município: a prevenção, por meio do ensinamento às crianças.”

Para a secretária da Educação, Marta Braz, esta é mais uma oportunidade de aprendizado para os estudantes “Meu orgulho e minha satisfação é ver os alunos aprendendo e o trabalho dos profissionais que abraçam a causa e estão preocupados com a formação integral dos nossos alunos”.

O Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, também enfatiza a relevância dos trabalhos realizados. “Essa parceria entre Saúde e Educação vem gerando bons frutos e trazendo a chance de agregar na vida dos alunos, podendo utilizar esses conhecimentos em diversas áreas de suas vidas.”

Segundo o Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, os conhecimentos adquiridos pelos estudantes são essenciais para sua formação. “Os ensinamentos adquiridos com as capacitações do SAMU são muito importantes. Nossos alunos estão participando de uma atividade pedagógica que vai fazer parte da educação deles para a vida toda”.

O estudante Murilo Carrara, 11 anos, da EM Prof. João Gabriel De Santana, de Toque-Toque Pequeno, contou como colocou em prática os aprendizados adquiridos. “Minha mãe tinha me levado pra brincar em um acampamento com uns amigos meus quando de repente meu amigo pegou uma batata e começou a comer e se engasgou. Na mesma semana, tivemos na nossa escola uma aula de primeiros socorros com o SAMU e eu me lembrei da aula e então eu consegui socorrer ele”.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da entrega dos certificados de participação do ‘Projeto Samuzinho na Escola’. Fim da descrição.