Escritora sebastianense e coordenadora na rede de ensino de São Sebastião têm livros premiados nacionalmente

A escritora sebastianense e coordenadora de história na Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião, Janaina de Figueiredo, teve três livros premiados pela Fundação Nacional de Livros Infantil e Juvenil (FNLIJ), que divulga e promove livros de qualidade para crianças e jovens.

As obras premiadas com o selo ‘Altamente Recomendável FNLIJ 2023’ na categoria criança são ‘A rosa e o poeta do morro’, com ilustrações de Paulica Santos e publicado pela editora Pallas; ‘Sapatinho de Makota’, ilustrado por Camilo Martins e com publicação pela Pallas; e ‘Seu Tainha’, feito com ilustrações de Bruna Lubambo e publicado pela editora Tigrito.

A autora conta sobre o valor de ter seus livros reconhecidos. “As premiações literárias são importantes para a carreira dos escritores. É um reconhecimento do nosso trabalho. Mas o mais importante para mim é trazer as premiações para minha cidade. Penso que isso inspira as crianças e os jovens nas suas práticas de leitura e de escrita.”

Além disso, Janaina fala sobre suas inspirações. “Estudei em escolas municipais de minha cidade e sempre tive bons modelos, como minha professora Vânia Maria Pinheiro Alves de Matos, de Língua Portuguesa. Na sua voz e no seu olhar delicado, ela me apresentou o mundo da literatura. Dedico este prêmio a ela e a todas as professoras de São Sebastião.”

Entre suas conquistas, Janaína de Figueiredo chegou à fase final do Prêmio AELIJ, em 2019, com sua obra “Boi de Conchas e outros contos caiçaras”. Ainda no mesmo ano, recebeu convite para participar da renomada Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Em 2020, seu livro “Nós de Axé” foi selecionado pela ONU/ODS, e em 2022, Janaina tornou-se finalista do Prêmio Jabuti, com a obra “Formigável”. Por fim, em 2023, a autora recebeu o Selo da Cátedra da UNESCO, pelo seu livro “Seu Tainha”.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra Janaina de Figueiredo atuando na Secretaria da Educação de São Sebastião. Fim da descrição.