Prefeitura de São Sebastião e Corpo de Bombeiros formam 300 estudantes do Programa Bombeiro na Escola

Em uma animada cerimônia, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), celebrou, nesta terça-feira (3), a formatura de mais de 300 alunos que participaram das capacitações do Programa Bombeiro na Escola, realizado em parceria com Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Os certificados de conclusão foram entregues em evento, realizado no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo ‘Gringão’, reuniu os formandos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Professora Patrícia Viviani de Santana, da Topolândia; Professora Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba; e Professora Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias.

O Programa Bombeiro na Escola é uma iniciativa que visa proporcionar aos alunos conhecimentos fundamentais em primeiros socorros e técnicas de salvamento, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para agir em situações de emergência.

Segundo o cabo PM Silva Costa, o município foi essencial para o desenvolvimento do Bombeiro na Escola, acolhendo e incentivando as ações. “São Sebastião foi pioneira neste projeto e somos gratos por todo o empenho e por abraçarem o programa desde o início. A partir do que foi feito aqui passamos para outras cidades do Litoral Norte”.

O comandante da Estação de Bombeiros de São Sebastião, tenente PM Veras, ressaltou a importância do programa. “O Corpo de Bombeiros existe em São Sebastião não só para atender ocorrências e ajudar quem precisa, mas ele também faz parte do município e das pessoas que aqui vivem. Ver nos estudantes essa vontade de aprender, de saber um pouco mais como é o corpo de bombeiros e levar esse conhecimento para dentro de casa é muito importante. É esse sentimento de integração que eu sinto nesse programa”.

Para a secretária da Educação, Marta Braz, os resultados foram muito positivos. “Esse programa não apenas amplia o conhecimento dos estudantes, mas também os transforma em agentes de segurança em suas comunidades, trazendo conhecimentos para a vida. Estamos orgulhosos de todos os alunos que concluíram com sucesso o Programa Bombeiro na Escola”.

A aluna da escola Edileusa Brasil, Nicole Makaila Gusmão, 14 anos, comentou sobre o que achou de participar do Bombeiro na Escola. “Foi um dos melhores projetos que já participei na minha vida. Foi uma coisa incrível e bem interessante. É muito importante saber o que o bombeiro faz, como ele trabalha e aprender coisas básicas, mas que são muito importantes em momentos de perigo”.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da cerimônia de formatura do Programa Bombeiro na Escola. Fim da descrição.